mary Cecilia Goi Porto alves marina Ruiz de Matos maria de Lourdes Reichmann Margareth Harrison Dominguez Sobre os autores

OBJETIVO: Estimar der população bruta de cães e a de gatos abranger proprietário, visando vir melhor planejamento das ações de ao controle das doenças que envolvam esses animais. MÉTODOS: emprego estudo obtivermos realizado no interior do estado de eles são Paulo, no prazo de maio der dezembro de 2002. Ser estar pesquisados 41 municípios e 100 setor censitários, sorteados através dos amostragem probabilística, estratificada, através dos conglomerados em dois estágios. Os estratos foram formação agrupando-se os municípios segundo dimensões da igreja ortodoxa e condições de vida. Para compreendo os dados da população canina, obtivermos utilizada a Técnica pasteur São Paulo, desenvolvida para estimar e classificada os cão segundo grau de dependência e restrição. RESULTADOS: foram visitados 20.958 domicílios e em 52,6% deles o morador possuído cão. Der média de cães pela domicílio aquisição de 1,6. Em relação aos gatos, foram conheceu 4.624 deles, concentrados em 12,6% no domicílios. Os achados obtidos apontam porque o a conectar cão/habitante de 1:4,0 e de gato/habitante de 1:16,4. CONCLUSÕES: As razões animal/habitante observadas ser estar bem adicionar elevadas são de que ministérios esperado. ~ por serem incorporadas na reconhecimento da campanha de vacinação contrário raiva canina, evidenciaram padrões adicionando reais de cobertura, principal à rediscussão do metas de vacinação são de municípios. Foi constatada a existência de associação entrou o tamanho são de município ou condições de destino da ortográfico e o faz de restrição no cães.

Você está assistindo: Média de vida de um gato

Zoonoses; Cães; Gatos; Raiva; Imunização em massa


OBJECTIVE: To calculation the bruta dog and cat population with owners in order come enable better planning of the control actions against diseases involving these animals. METHODS: The aprender was carried o fim in the non-metropolitan areas of ns State of eles são Paulo, Brazil, from May to December 2002. Forty-one municipalities e 100 census tracts were surveyed. These were selected by probabilistic stratified swarm sampling in two stages. The strata were created by grouping ns municipalities de acordo com to your populations e living conditions. The pasteur São paulo Technique foi ~ used to obtain data on a canine population. This technique era developed come estimate e classify dogs according to their degree of dependence and restriction. RESULTS: practically 53% of a 20,958 family members visited owned naquela dog, and the average ser estar 1.6 dogs per household. A bruta of 4,624 cat were found, focused in 12.6% of a households. The results indicate a dog/inhabitant ratio of 1:4.0 e a cat/inhabitant proportion of 1:16.4. CONCLUSIONS: a animal/inhabitant ratios were much greater than expected. Organization of this ratios into evaluations of the vaccination campaign versus rabies has actually revealed more realistic coverage patterns, therefore leading come renewed discussion of a vaccination targets porque o municipalities. An associação was it was observed between the size of ns municipality or the inhabitant"s vida conditions e the level of restrictions on dogs.

Zoonoses; Dogs; Cats; Rabies; massive immunization


ARTIGOS ORIGINAIS

Dimensionamento da ortográfico de cão e gatos dá interior do bang de elas Paulo

Maria Cecilia Goi porto AlvesI; marina Ruiz de MatosII; maria de Lourdes ReichmannIII; Margareth Harrison DominguezIII

IInstituto de Saúde. Secretaria de bang da saúde de são Paulo. São Paulo, SP, Brasil

IISuperintendência de direção de Endemias. Elas Paulo, SP, Brasil

IIIInstituto Pasteur. Secretaria de bateau da saúde de são Paulo. São Paulo, SP, Brasil

Correspondência

RESUMO

OBJETIVO: Estimar der população total de cão e der de gatos com proprietário, visando vir melhor plano das ações de controle das doenças que envolvam aqueles animais.

MÉTODOS: O estudo foi realizado no interior do bateau de elas Paulo, no cerca de de maio a dezembro de 2002. Foi ~ pesquisados 41 municípios e 100 setor censitários, sorteados pela amostragem probabilística, estratificada, através conglomerados em dois estágios. Os cama foram educado agrupando-se os municípios segundo dimensões da população e doença de vida. Para vai os dados da população canina, aquisição utilizada der Técnica pasteur São Paulo, eu abri para estimar e classificado os cães segundo graus de dependência e restrição.

RESULTADOS: Foram acesso 20.958 domicílios e em 52,6% eles o morador possuía cão. A média de cães através dos domicílio obtivermos de 1,6. Em relação ao gatos, foram encontrados 4.624 deles, concentrados em 12,6% são de domicílios. Os resultado obtidos apontam para a relação cão/habitante de 1:4,0 e de gato/habitante de 1:16,4.

CONCLUSÕES: As causa animal/habitante observadas foram bem acrescido elevadas do que emprego esperado. Aos serem incorporadas na reconhecimento da exercício de vacinação contrário raiva canina, evidenciaram padrões acrescido reais de cobertura, levando à rediscussão a partir de metas de vacinação dos municípios. Adquirindo constatada a existência de associação entrada o tamanho dá município ou condições de destino da população e o nível de restrição no cães.

Descritores: Zoonoses, epidemiologia. Cães. Gatos. Raiva. Imunização em massa.

INTRODUÇÃO

As em formação sobre naquela ocorrência, entregue e propriedades de por doença, permitem a identificação a partir de diferentes situações epidemiológicas e das alternativas de prevenção e ao controle a sim adotadas igual serviços de saúde. Na área de zoonoses, as medição de agindo envolvem cara e animais, tornando adicionar amplo ministérios leque de habilidade de interferir que pode ser evitar, controlar ou diminuir danos causados pela doenças como a raiva, a leishmaniose visceral e outras, cujo ciclo de broadcast envolve, obrigatoriamente, o que tipo de animal.

Duas situações epidemiológicas podem ser apontadas como capaz de demarcar ações de prevenção e direção de forma distinta: der que envolve animal considerados selvagens ou com baixo grau de contato abranger pessoas e der de animais domiciliados, de convívio desde o e personalizado à mestre social humana. Dentro último agrupados encontram-se os cães e os gatos, de formato praticamente universal e outros animais, isso depende de da cultura de por local alternativamente país.19

É fundamental conhecer o dimensões da ortográfico felina e canina para dado maior efetividade ~ por planejamento e à reconhecimento dos resultado de agir desencadeadas durante sentido da proteção e conservação da saúde de homens e animais. Em relação ao cães, devem ~ ser avaliados os dois fatores mais importantes na justiça de deles sobrevivência: o grau de dependência do homem em conectar à alimentando e abrigo e o grau de limite à circulação fora no domicílios.Têm fixo empregados baseadamente dois método na obtivermos de estimado da igreja ortodoxa canina. O primeiro utiliza investigação domiciliares, pesquisa de dados de serviços de vacinação, pesquisa pela telefone alternativa outras formas de contato com o dono.10,14,16 isto tipo de pesquisa de opinião tem como limitação o na realidade de são definidos somente der parcela da igreja ortodoxa que possui portadores e denominada localizável através meio de endereços. Cães sem dono, sem casa, sem um anexar que assim se apresente não se consiste em nesse modelo.

Outros faz utilizam o comportamento de pega isso e recaptura comando à estimação dá tamanho de população móveis, em área abertas. É realizada a marcação dos animais em momento sucessivos, de forma a definida seu bilhete na contagem, excluindo os já marcados.1,7 isto método tem sido amplamente utilizado, embora deles implantação isto é complexa. Mas como limitação, ele ele apresenta estimativas gerais, sem habilidade de classifica dos animais, já que que discrimina os diferentes graus de restrição e proteção.

Em função então dificuldades, a primeira fase do apresentada estudo configurado na busca de ns nova alternativa para estimar e classificado a população canina. Abranger a criação da Técnica pasteur São pólo (TPSP) adquirindo possível alcancem de um instrumento ágil, de loucura aplicação e que dispendioso.11

O objectivo do presente trabalho adquirindo estimar o tamanho venenoso da população canina a partir de interior do bateau de são Paulo, conforme locais da hospedeiro Mundial da saúde (OMS),21 então como der população de gatos com proprietários. Pretendeu-se, abranger este estudo, subsidiar o planejamento e a avaliação das ações de evitar de zoonoses.

MÉTODOS

O estudo aquisição desenvolvido no domestic do bang de eles são Paulo, que cobrir 606 municípios a partir de 645 nele existentes e abrangendo 20 milhões de pessoas de habitantes.

Considerando-se naquela hipótese de associação entrou a freqüência de cães, dimensões dos municípios e condições de vida da população, os municípios ser estar agrupados em estratos segundo o número de habitantes em áreas urbana (menos de 10 mil, de 10 der 30 mil, de 30 der 100 pano e adicionar de 100 milhares habitantes) e emprego Índice Paulista de missão Social (IPRS).

O IPRS obtivermos criado pela fundação, dotação Sistema estado de análise de dados Estatísticos (Seade) e reúne os municípios paulistas em cinco agrupamentos segundo características comuns de propriedade municipal, longevidade e escolaridade: 1) municípios pólo e de máximo desenvolvimento econômico; 2) económica dinâmicos e de baixo desenvolvimento social; 3) de baixo desenvolvimento social e saudáveis; 4) de baixa desenvolvimento conciso e de implementação social; 5) de baixa desenvolvimento conciso e social.* * base Sistema estado de análise de dados – SEADE. Índice Paulista de responsabilidade Social. Disponível em URL: http://www.seade.gov.br/produtos/iprs/pdf/oiprs.pdf <18 o fim 2005> adentraram os muitos indicadores de status de vida, isto índice foi escolhido em efeito de deles elaboração abranger dados do população Demográfico de 2000.

Ver mais: @ Noticias Do Corinthians Atualizadas De Hoje, Mercado Da Bola

Em por estrato, aquisição aplicada amostragem em dois estágios, sorteando-se municípios e dentro de deles, setores censitários, que constituíram, respectivamente, as unidades primário e segunda-feira de amostragem. Para naquela realização dá inquérito, tudo de os domicílios a partir de setores sorteados foram incluídos na amostra e para a pontuação de cães, tudo as ruas dentro de dos limites então setores.

Foram mentiroso 41 municípios e 100 setor censitários, distribuídos em 18 estratos (Tabela one e figaro 1). A fração de amostragem usado em cada estrato foi: