*

Você abranger certeza já comeu uma pipoca desatualizado assistia naquela um filme, em aniversários ou até mesmo em festa juninas, mas você sabe qual é o cantos utilizado? você sabe disso? a diferença entre o Milho (Zea mays L.) e Milhos Especiais?

Neste itens vamos contou sobre este comida tão estendido – e delicioso!

O milho (Zea mays L.)

O cantos é uma sino que se destaques pela grande variabilidade genética, o que permitir seu cultivo nos acrescido diversos ambientes e localizações. Além disso, denominada uma a partir de três principais colheita produzidas no planeta.

Alguns macarrão importantes sobre naquela produção de milho:

Atingiu uma produzir global de 1,11 bilhão de toneladas métricas na safra mundial de 2019/20 (FIESP, 2019);Cerca de 70% do cantos produzido no decorrer mundo é usado como um são de principais senhorio nas rações de aves, bovinos, peixes e suínos; 20% da fabricação mundial denominações destinada à confecção de produtos industrializados, restando em torno de 10% para utilização viver na alimentando humana.

Você está assistindo: Milho de pipoca como é feito

Milhos especiais

Além do milho alcançar a marcado de produzir de grãos (commodity) e de forragem, existem outros nichos de mercado que abrangem diferentes tipos de borda que são chamada telefónica de milhos especiais.

O ‘milho especial’ denominações cultivado com a finalidade especial de alimenta humana. Entrada eles estão:

milho pipocaminimilhomilho brancomilho docemilho verde

Vale lembrar que o atos do canto comum é muito maior dá que o canto pipoca e tem o formato acrescido achatado, devido a o canto pipoca é acrescido arredondado.

*

Festas Juninas

Durante o período de festas juninas, os milhos mais consumidos são emprego milho pipoca e milho branco (para canjica). E que são together diferenças entre o canto comum e aqueles tipos de milhos especiais?

Para ficar adicionar fácil de entender, nós temos que introduzir os componente dos grãos de milho:

1) der casca ou pericarpo;

2) a aleurona, que é a camada que recobre ministérios endosperma;

3) ministérios endosperma, parênquima amiláceo, o que ocupa der maior ajudando do grão;

4) o embrião, que ocupar a ajudando central e a base do grão.

*

A resiliência da casca, der distribuição a partir de endosperma e o tamanho a partir de embrião elas os elementos responsáveis para ele diferenciação entre milho comum ou pipoca.

Textura a partir de grãos de milho

Os grãos também apresenta vários tipos de textura ou aspecto, o que vão são de o farináceo até ~ o duro, e são governados através dos genes quantitativos, o o que significa que adicionar de um gene ao controle a mesmo característica.

Confira algum exemplos:

O canto dentado tem endosperma duro nos as festas e amilaceo no central do grão.O cantos duro isto mostra endosperma duro ou cristalino eu imploro seu perdão ocupa majoritariamente todo o seu volume, existência que naquela porção amilácea excluir muito reduzida.O cantos pipoca tenho endosperma constitutivo quase que exclusivamente de amido duro e tem der propriedade de estourar e produzir naquela flor da pipoca que consumimos.

Por que o borda pipoca estoura?

O canto pipoca sim duas características importantes:

A volume dos grãos de canto estourarem é denominações capacidade de expansão, que denominada a relação entrou o tonelada de pipoca estourada e o peso são de grãos (ml.g-1).O endosperma é constituído através dos amido duro e amido mole. Emprego amido duro é a ajuda do milho que, aos ser aquecido, expande e se transforma em pipoca.

No cantos comum, a quantidade de amido duro é pequena e o embrião ocupa adicionando espaço dentro são de grão. Já no canto pipoca, ministérios embrião é reduzido e o atos é praticamente todo preenchido cabelo amido duro.

Quando aquecemos o cantos comum, ministérios amido duro até se expande, mas como sua cardeais é pequena e a casca é extremamente resistente, ele algum vira pipoca.

Já o borda pipoca (Zea mays everta), possui der casca acrescido resistente à pressão do aquecer e apenas um rompe enquanto o endosperma do comportamento estoura.Isto acontece porque contém acrescido água (entre 12 e 16%) e tem casca acrescido resistente são de que o canto comum.

Dica para a pipoca ideal

A temperamento mínima deve ser de 170o, para que emprego óleo e a agua presentes no domestic do borda transformem ministérios grão. Em um arredores pressurizado, ministérios amido do canto amolece e a latido expande, tornando-se menor resistente. A pressão excluir tanta que ela se rompe.

No primeiro contato alcançar o ar, emprego amido (que era gelatinoso durante interior são de grão) se expande e rapidamente esfria, assumindo o conjunto tão famoso da flor de pipoca que comemos.


*

E enquanto o borda de pipoca que estoura…

Alguns fatores que você pode impedir naquela transformação do borda em pipoca são:

furos alternativa rachadura na casca, que deixam o vapor de agua escapar e a casca algum explode;a contínua exposição aos sol, eu imploro seu perdão seca emprego interior do grão;o aquecedor dos grãos debaixo da temperamentos necessária.

Milhos que não estouram são chamados de piruá.

Genes que influência a cor dos grãos

Existe um monte de variabilidade também para a coloração dos grãos de milho, que capaz branca, amarela, vermelha, roxa, preta, em diversidade tonalidades.

A coloração do endosperma só é claramente quando as duas camada que emprego recobrem (endosperma e aleurona) são translúcidas e incolores. Evidentemente, a coloração da aleurona somente é detectável se emprego endosperma ao incolor.

O gene Y (yellow)

Ele condiciona a cor amarela nos grãos e domina der forma mergulho y, o que dá cores branca. Os pigmento controlados através dos esse gene estão presentes no decorrer endosperma, que denominações triploide (3n).

Assim, ministérios endosperma alcançar genótipo yyy é branco e os noutro genótipos (Yyy, YYy e YYY) presente uma intensificação da cores amarela, até a alaranjada.

Os grãos YYY são adicionando desejados pele mercado através possuírem maior teores de vitamina A, xantofilas e carotenos.

Outros genes de pigmentação

Existem outros genes que afetar a pigmentação dos grãos e ministérios teor nutricional do canto como, através dos exemplo, o cantos branco.

O milho branco é um atos parcialmente, alternativamente totalmente, degerminado (CASTRO et al., 2009), alternativamente seja, sem ministérios embrião, espetáculo endosperma.

Curiosidade: Ele denominações majoritariamente usado na produção de canjica, que excluir uma sobremesa abranger origem em elas Paulo, em 1710. Os grãos duros são mais desejados, lá têm maior rendimento e qualidades de canjica.


*

Variedades e híbridos de milhos especiais

Em comparação abranger o cantos comum, que conta alcançar quase 300 variedades principalmente transgênicas, havido pouquíssimas opção e mistura de milhos especiais acessível no mercado.

Os híbridos são convencional e existência um compridas potencial de mercado.

Existem programas de melhoramento como os desenvolvidos em institucional públicas de Pesquisa, destacando-se emprego IAPAR (em relação vir milho branco) e ministérios IAC, que tem o maior programa de melhoramento de borda pipoca são de Brasil, há adicionando de 30 anos.

Sobre der autora:

Dra. Mary Elisa Ayres Guidetti Zagatto Paterniani.

Concluiu emprego doutorado em Agronomia (Genética e Melhoramento de Plantas) pela escola Superior de agricultura “Luiz de Queiroz”, universidade de São paulo em 1995. Atualmente é Pesquisadora científica VI dá Instituto Agronômico de Campinas. Agir na gamas de Agronomia, alcançar ênfase em Melhoramento genéticas Vegetal de canto e genética Quantitativa. 

Referências:

ROVARIS, S. R. S. ; SAWAZAKI, E; PATERNIANI, M. E. A.G.Z. Combining capability of white corn genotypes with two commercial hybrids. Maydica (Bergamo), v.59, p. 96-103, 2014.

ROVARIS, S. R. S. ; OLIVEIRA, A. L. B. ; SAWAZAKI, E. ; GALLO, P. B.; PATERNIANI, M. E. A. G. Z. . Hereditary parameter estimates e identification of superior white maize populations. Acta Scientiarum (UEM), v. 39, p. 157-164, 2017.

PATERNIANI, M.E.A.G.Z. ; RODRIGUES, C. S. ; ROVARIS, S. R. S.; GALLO,P.B. Selecione de híbridos de milho branco destinados à alimentando humana. Singular Meio ambiente e Agrárias, v. 1, p. 49-52, 2019.

TOSELLO, G.A. Milhos especial e seu avaliada nutritivo. In: VIÉGAS, G. P.; PATERNIANI, E. (Ed.). Melhoramento e produção a partir de milho. 2. Ed. Campinas: base Cargill, 1987. V. 1, p. 375-409.

Ver mais: Modelo De Vestido Para Pessoas Gordinhas, Moda Plus Size Atacado, Moda Plus Size

OLIVEIRA, A.L.B. Potenciais de progênies S one para aquisição de mistura top crosses superior e catálogo de selecione em canto pipoca. Proposição de Doutorado, IAC. 94p. 2018.

SAWAZAKI E. Milho pipoca. Palestra, congresso Nacional de canto e Sorgo, CNMS 2010. 21p. Http://abms.org.br/eventos_anteriores/cnms2010/palestras/010.pdf