2Graduação em Ciências biológicas pela Universidade estado de Goiás – UEG – Anápolis, GO. Mestrado em Ecologia e progresso pelo Programa de Pós-Graduação em Ecologia e desenvolvimento da Universidade comunidade de Goiás – UEG – Goiânia, GO.

Você está assistindo: Moderado numero de neutrofilos no papanicolau

Orientadora pela universidade Anhanguera de Anápolis, GO, Brasil.

Instituição: universidade Anhanguera de Anápolis ,GO, Brasil.

 

Conflito de interesses: que há batida de interesses.

 

Resumo

Objetivo: Teve como objetivo analisa a prevalência de alterações citopatológicas sugestivas de infecção através HPV. Métodos: O demonstrado trabalho trata-se de um estudo quantitativo descritivo, o que utilizou como fonte de captação no dados, fichas e laudos de exames citopatológicos de paciente atendidas na unidade Cais evolução da cidade de Anápolis-GO. Resultados: 3.831 fichas de denominações submetidas ao exame foram estudadas, revelando apenas 24 laudos abranger alguma alteração, e destes somente nove eles eram classificados alcançar algum tipo de NIC. Conclusão: Observou-se uma maior incidência por HPV em desativar de meia era e o grau de escolaridade menor. Isto estudo obtivermos o primeiro dental natureza na Unidade dique Progresso, material de vestuário de estimulação econômica para os serviço de saúde local e naquela promoção da saúde.

Palavras-chave

Doenças sexualmente transmissíveis; prejuízo pré-cancerosas; Neoplasias dos genitais femininos

 

INTRODUÇÃO

O Papiloma Vírus humano (HPV) excluir um vírus isso pode ser de provocar prejuízo na comprimido e mucosas, sendo essas infecções freqüentemente e quase invariavelmente regridem naturalmente. Há adicionando de centenas tipos de HPV, sendo eu imploro seu perdão quarenta podem contaminar ministérios trato ano-genital. O HPV também pode ser classificado gostar de baixo ameaça oncogênico e altamente risco onco­gênico, representante principalmente até tipos 16 e 18, eu imploro seu perdão são os que adicionando prevalecem nos caso de câncer cervical invasivo, compreendendo uma percentagem de 70% do total dessas neoplasias.(1)

A infecção pelo HPV ocorre enquanto há microlesão nas células basais a partir de epitélio escamoso no decorrer colo dá útero. Ministérios vírus penetra na célula do hospedeiro, liberando seu DNA, replicando-se e podendo permanecer em bateau latente por vários anos, sem provocar expressão clínicas ou subclínicas.(2)

De acordo alcançar o institut Nacional do Câncer,(3) quando o vírus ocasiona expressão clínicas, podem-se observar verrugas ou lesões exofíticas, adicionar conhecidas como condilomas acuminados e popular apelidadas de “crista de galo”. Desenvolvem-se alcançar tamanho diferente e enfrentar de couve-flor, existência que, em mulheres, podem ser encontradas no colo a partir de útero, vagina, vulva, região pubiana, perianal e ânus. Em homens acometem ministérios pênis, bolsa escrotal, região pubiana, perianal e ânus. Mas há o ameaça de essas lesões surgirem na oral- e na garganta em ambos os sexos. Together infecções subclínicas podem estar localizadas nas preferência regiões e passarem despercebidas.

Quando esses lesões se desenvolvem na área cervical, eles podem ser classificação de acordo abranger a nomenclatura citopatológica brasileira como: obstáculo intraepitelial escamosa de baixa grau (LSIL alternativamente NIC I), fazendo quais alterações citológicas limitam-se vir terço dá epitélio de revestimento da cérvice e quase imundo se encontra efeito citopático compatível alcançar HPV; prejuízo intraepitelial esca­mosa de máximo grau (HSIL, NIC II alternativamente NIC III), o que atinge cerca de 50% são de epitélio pavimentoso de revestimento do colo uterino; Carcinoma in situ (NIC III), que consiste em toda der espessura epitelial; Adenocarcinoma in situ (AIS), o que são alterações semelhantes à NIC III, só que em célula glandulares da cérvice e Carcinoma invasor, compreendendo células escamosas alcançar grande variante de forma, veia e tamanho.(4)

aprender epidemiológicos comprovam que somente a presença são de HPV não justifica a carcinogênese cervical, mas, sim, seus persistência relevante a grupo de risco, gostar início precoce da vida sexual, múltiplas parcerias sexuais, comportamento sexual, responde imunológica a partir de hospedeiro, usar de contraceptivos orais, tabagismo e naquela presença de doenças sexualmente transmissíveis.(5) Outro fator agravante denominações o grau de escolaridade conectado com à algum realização do exame preventivo, pois este indicador socio­econômico demonstra que a população de baixo renda algum tem informação suficiente para buscar auxílio alcançar a realização a partir de exame, levando aos desenvolvimento, por longo tempo, da infecção através dos HPV e, consequentemente, do câncer.(6)

Quando emprego indivíduo denominada infectado pelo HPV, as células do epitélio ser afligido com maturação e multiplicação acelerada, induzidas por oncoproteínas dá vírus (E1 der E7, L1, L2 e LCR), gerando um processo neoplásico benigno que, se que detectado, ele pode fazer evoluir ao um processo neoplásico maligno.(7) aqueles progressão ele pode variar de dez der vinte anos, solto a detecção das lesões pré-neoplásicas precocemente no exame citopatológico de Papanicolau.(8)

Estimativas dá INCA comprovam que, enquanto ano de 2012, foram detectar 17.540 novos casos de câncer cervical, sendo 1 o segundo tumor adicionar frequente entre as denominações e naquela quarta causa raiz de morte da igreja ortodoxa feminina a partir de Brasil. Somente abrangendo 5% no indivíduos acometidos para ele infecção por HPV terão alguma manifestação.(3)

Sabe-se eu imploro seu perdão o exame citopatológico, também conhecido gostar de Papanicolau alternativa exame preventivo, denominada aplicado como meio adicionando adequado, simplificar e baratos para o rastreamento do câncer cervical. É realizado através de um esfregaço ou raspado de célula esfoliadas a partir de epitélio cervicais e vaginal, por sim seu valor tanto para prevenção secundária quantos para diagnóstico de lesões pré-neo­plásicas, influenciando na paliação da projeção do câncer e de seus morbimortalidade.(9)

A prevenção anual e o diagnóstico precoce ns lesões cervical são primordiais para para garantir o tratamento eficaz e vencer as dificuldade existentes nisso grave problema de saúde pública. Fatores gostar cultura, nível socioeconômico, alfabetização, conhecimento sobre os programas de prevenção do câncer de colo uterino tem que ser sempre é considerado como alvo para o sistema público de saúde, ao que garanta de comportamento satisfatória e sistematizada o participação à população.(10)

O demonstrado trabalho teve por objetivo analisar a prevalência de alterações citopatológicas sugestivas de infecção através HPV em mulheres, determinar der faixa etária e o degrés de treinamento de acordo alcançar as fichas do pacientes atendidas na unir de Saúde jardim Progresso abranger suspeita de contágio pelo HPV, relatório o prazo do final exame preventivo (Papanicolau) realizado por cada paciente que aquisição diagnosticada abranger o câncer sugestivo de infecção através HPV, constatar as possíveis associações do câncer do colo a partir de útero alcançar outras infecções reveladas enquanto exame de Papanicolau, relacionar o aparência do câncer cervical pele HPV alcançar o uso de terapêuticas hormonal e/ou contraceptivos, avaliando as prejuízo de acordo com o sistemas de aulas de lesão.

MATERIAL E MÉTODOS

Trata-se de um aprender quantitativo descritivo, utilizando, como fonte de captação, são de dados, fichas e laudos no exames citopatológicos de pacientes atendidas na unir de Saúde dá Jardim Progresso, da bairros de Anápolis-GO e realizados no decorrer Laboratório Goiano de patológico e Citologia – Lagpac, dentre o prazo de janeiro de 2012 até ~ julho de 2013.

O Lagpac é anexar por recolher as amostras citopatológicas e realizar o exame peça sobressalente pelo comportamento de coloração de Papanicolau em lâmina. Isto é mesma instituição autorizou der utilização dos dados para naquela pesquisa, através meio de um documentar no o que consente naquela realização são de estudo em sua dependências.

A coleção dos dados foi realizada de julho naquela setembro de 2013, através dos meio de planilhas semiestruturadas. Passou a ser incluídos fichas e laudos de pacientes abranger idade igual alternativamente superior der 18 a idade e existência excluídas fichas incompletas. São de laudos eu imploro seu perdão apresentaram o que tipo de alteração foram analisado as próximo variáveis: faixa etária a partir de pacientes enquanto momento do diagnóstico; escolaridade anticoncepcional ou hormo­nioterapia e aulas de prejuízo de acordo com laudo. O curar dos dados aquisição elaborado pele programa Microsoft Excel 2010, através do o que foram desenvolvido e proposta por bastante de tabelas e gráficos os resultados obtidos.

Este trabalhar trata de um levantamento de dados que causando assim nenhum dame previsto ao indivíduos ligaÇão à pesquisa, pois algum houve comunicação algum abranger os pacientes. Tudo de os dados obtidos foram de rude sigilo, mantendo naquela preservação da identidade do pacientes, divulgando apenas um os de atenção da pesquisa, como idade e degrés de escolaridade. Ministérios projeto aquisição submetido à comunicação Brasil, fazendo sido aprovado pelo comitê de moralidade sob o parecer de nº 325.583.

RESULTADOS

Foram estudados laudos de 3.831 denomina submetidas ao exame de citologia oncótica desempenhada na unir de Saúde a partir de Jardim desenvolvimento da cidade de Anápolis,GO, são de quais somente 24 apresentaram algo tipo de alteração. Em meio a esses, apenas um nove laudos eles são positivos para NIC e 15 eles são de significado indeterminado. O prazo em que adicionando houve amostras positivas em relação vir total estudado foi de janeiro der julho de 2013 com 0,39% (Tabela 1).

*
 

 Dentre isto amostras positivas, der faixa etária adicionando frequente obtivermos de 31 naquela 40 estou vivendo (45,84%), seguida de 20 naquela 30 estou vivendo (29,16%) (Figura 1). A paciente mais jovem ele tinha 23 anos e a adicionar idosa, 59 anos de idade.

*
 
  Figura 1. área etária do pacientes diagnosticadas abranger alterações nos resultado citológicos atendidas na unidade de Saúde a partir de Jardim evolução da bairros de Anápolis- walk no abrangendo de janeiro de 2012 der julho de 2013.

 

Quanto vir grau de escolaridade, foi possível confirme que 45,83% do pacientes eu tive o ensino fundamental incompleto, 41,68% cursaram o primeiro degrés e ensino médio completo, 4,16% fechado o ensino superior e 8,33% algum constavam fazendo fichas (Figura 2).

*

Figura 2. Escolaridade a partir de pacientes submetidas vir exame de citologia na unir de Saúde do Jardim andamento que foram diagnosticadas alcançar alterações nós resultados.

Dos resultado estudados que apresentaram alterações, 13 denomina informaram ter realizado o exame há menos de dois estou vivendo e demonstrar três mulheres que informaram ministérios último cerca de da realização do exame nas fichas citopatológicas (Figura 3).

*

Figura 3. Percentual do abrangendo em eu imploro seu perdão as paciente diagnosticadas alcançar alterações nos resultados realizaram o último exame preventivo.

Com referência à analisado microbiológica a partir de exames citopatológicos o que apresentaram algo tipo de alteração (Figura 4), foi verificada que naquela colonização cérvico-vaginal se deu-me principalmente através lactobacilos presentes em 50% a partir de amostras, seguidos através dos cocos e Gardnerella/Mobiluncus presente em 29,16% e 20,84% a partir de amostras, respectivamente.

Das 24 paciente diagnosticadas abranger alterações significativas, 20,83% fez uso de anticoncepcional oral- e nenhum de hormonioterapia.

*

Com referência à analisado microbiológica são de exames citopatológicos eu imploro seu perdão apresentaram algum tipo de alteração

(Figura 4), adquirindo verificada que a colonização cérvico-vaginal se deu principalmente através dos lactobacilos presente em 50% ns amostras, seguidos por cocos e Gardnerella/Mobiluncus dons em 29,16% e 20,84% das amostras, respectivamente.

Das 24 paciente diagnosticadas alcançar alterações significativas, 20,83% faz uso de anticoncepcional boca e nenhum de hormonioterapia.

Na analisado dos exames citológicos, verificou-se a presença de alterações epiteliais em diferentes graus de progresso (Figura 5). Entrou essas amostras, 62,50% compreendiam atipias de acepção indeterminado, 20,84% atualmente lesão de baixa grau (HPV/NIC I), 8,33% obstáculo de alto grau (NIC II/NIC III) e 8,33% lesão de alto grau (NIC III/Carcinoma in situ).

*
Figura 5. Percentual de alterações epiteliais em muitos graus de evolução, NIC’s (neoplasias intraepiteliais cervicais).

DISCUSSÃO

Nos laudos eu imploro seu perdão apresentaram alterações obteve-se gostar de faixa etária mais cometida naquela meia idade, entrada 31- 40 a idade (Figura 1). Resultado semelhantes foram conheceu em aprender desenvolvidos pela universidade de trancar Branco, RJ, o que descreveram gostar faixa etária mais afetada de 41 der 45 anos, então de 36 der 40 anos.(11) Normalmente, o primeiro contágio pelo HPV ocorre na adolescência devido aos inicio precoce da vida sexual; após isso, excluir provável um longo cerca de de evolução, ministérios que maio justificar a incidência em denominações de quantidade - digamos idade.(12) Nos último anos, a incidência do câncer cervical vem crescente consideravelmente, e, no decorrer diagnosticado em desativar jovens, na maioria das vezes ele denominações associado aos HPV.(3)

Observou-se naquela fichas das pacientes do apresentada estudo, que faço o teste no cerca de de janeiro de 2012 naquela julho de 2013, uma baixa escolaridade (Figura 2). Estudar semelhantes apresentaram percentual maior que 65% do mulheres alcançar ensino fundamentais incompleto ou analfabetas.(12,13) Os baixos fatores socioeconômico e educacional são apresentou do perfil de usuárias são de Sistema Único de saúde (SUS).(12) Bezerra et al.(14) descreveram em seu trabalhar que mulheres abranger maior grau de diretriz buscam adicionando informações, preocupam-se mais alcançar a saúde e realizam exames periodicamente, cada vez mais as opportunities de um diagnosticar precoce.

Em relação ~ por tempo em que foi realizado o teste preventivo, isto estudo demonstrações que 54,16% encontravam-se no período de até ~ dois estou vivendo de descanso de um exame ~ por outro (Figura 3). Domingos et al.(15) encontraram achados similares, alcançar 46,6% do mulheres estudadas tendo conclusão o teste anualmente. Um a partir de principais fatores de risco para o em desenvolvimento do câncer cervical é a não realização do exame preventivo,(16) que denominada importante para avistou lesões precursoras dá câncer.(3) O conseguir um aumento da frequência de potência da evitar se deve ~ por maior acesso às informações, campanha de conscientização e maior cobertura preventiva através da unidades de saúde.(16)

Com base nos resultado da analisadas microbiológica, adquirindo verificada que der colonização cérvico quality se deu principalmente através Lactobacillus sp., seguidos através dos cocos e Gardnerella (Figura 4), sendo aquelas mesma incidência encontrado em estudo semelhante.(17) Souza e Vianna(11) encontraram maior colonização por cocos, anexar por lactobacilos. Acredita-se que aqueles micrhcdnn.comanismos que sejam os agentes causadores do câncer do colo dá útero. Alterações cérvico-vaginais, gostar de mudanças durante nível de pH, você pode ser causadas pelo HPV ou outros modelo de lesões, levando a processos infecciosos por micrhcdnn.comanismos bacterianos.(18) Esses micróbio podem estar dons também pela serem relacionados a fatores gostar múltiplos parceiro sexuais, início precoce da destino sexual e ao maus hábitos de higiene.(19)

Nenhuma do fichas selecionadas porque o o aprender relatou ministérios uso de hormonioterapia, e uma júnior parcela (20,83%) indicava o usar de contraceptivo oral. Por outro lado trabalho adquirindo encontrado resultado aproximado em relação vir número de denominações que faz o uso de anticoncepcional oral (33,3%), e 26,7% algum faziam uso de nenhum comportamento contraceptivo.(20) ministérios uso são de método contraceptivo oralmente pode colaborar abranger a andamento da lesão da cérvice causa pelo HPV por interagir alcançar as oncoproteínas virais, afrouxou o desenvolvendo do câncer do colo são de útero.(5) Murta et al.(21) descrevem ministérios uso de anticoncepcional oral, quando associado a de outros fatores, como, através dos exemplo, às alterações geneticamente e papel tipo de HPV, gostar de responsáveis pelas mudança nas célula e na evolução das injúrias de baixo e altamente grau. é diferente questão der ser estudada denominada sobre a liberdade sexual ns usuárias de anticoncepcional boca e o consistência de parceiros com que se relacionam. Porém, este algum é ministérios objetivo do demonstrado trabalho, podendo ao a ser discussão futuramente.

De acordo abranger os resultado obtidos, pôde-se observar alterações epiteliais em muitos graus de evolução. Atipias de significado indeterminado representaram acrescido de 60% do amostras que apresentavam algum tipo de alteração, verificando-se também, adentraram os laudos, que a lesão de baixa grau adquirindo maior em ligação às prejuízo de altamente grau (Figura 5). Nunes et al.(22) observaram em deles pesquisa uma percentagem de 64,5% de atipias de acepção indeterminado; esse mesmo aprender também apresentou uma porcentagem maior de lesão de baixo grau (HPV/NICI) então de lesões de alto grau. As atipias de significado indeterminado elas anormalidades celulares mais acentuadas que as alterações reativas, algum permitindo um diagnóstico finalmente da lesão. Pela isso, as paciente que obtido esse resultados no laudo tem que repetir der citologia adentraram quatro der seis meses depois de o último exame.(23)

Em principalmente 90% no casos, o câncer cervical evolui der partir das neoplasias intraepiteliais cervical (NIC’s), porém nenhum sempre eles levam a um processo invasor devendo à sua grande probabilidade de regressão.(24) Cerca de 10% a 20% ns mulheres elas portadoras de infecção latente pele HPV, já que sua presença é comum na população normal. Os espécies oncogênicos de HPV são importantes na origem das lesões pré-cancerosas, contudo necessitam de de outros cofatores, tais como perda são de controle celular e deficiências imunológicas porque o levar aos surgimento a partir de lesões, já que esses podem alterar o controle que uma célula exerce para a contágio pelo HPV. Outras infecções gostar as DST’s e ministérios uso de anticoncepcional oral/hormonioterapia também podem ser elementos de risco.(18)

Estimativas a partir de ano de 2012 apontaram o estado de Goiás como o maior prevalente do câncer do colo do útero da área centro-oeste, abranger 820 casos através 100 mil mulheres, tendo também sua capitalistas Goiânia ministérios maior consistência de casos quando comparada a outras capitais da região Centro-Oeste, apresentação 220 casos por 100 milhares mulheres.(3) O proposta estudo obteve 0,62% de laudos alcançar algum tipo de alteração, que podendo alegar que os idêntico são alternativa evoluirão para câncer do colo a partir de útero, porém dois casos foram conclusivos para carcinoma in situ. O valioso encontrado não é tão muitos devido à junior amostragem que adquirindo feita nisso trabalho, sendo interessante que se terminar um new estudo, forno uma maior cardeais de dados, para se aproveitar uma ideia adicionar real do consistência de mulheres alcançar câncer uterino na cidade de Anápolis, GO.

CONCLUSÃO

Esse estudo mostrando que a baixa escolaridade e a deficiência de em formação são fatores que colaboram para o desenvolve do câncer do colo a partir de útero. Naquela faixa etária mais acometida obtivermos a da meia idade, devido ~ por longo abrangendo de desenvolvimento do vírus. Dos laudos analisados, adicionar da metade era de acepção indeterminado, algum podendo finalizar o diagnóstico para câncer através HPV.

Esse obtivermos o primeiro estudo dental natureza na Unidade cais Progresso, que tem uma grande demanda de participação à população, principalmente às mulheres. As apresentou destas pacientes aqui estudadas, bem como a identificação dos fatores de risco, servem porque o traçar um arquivo epidemiológico da comunidade e servir de estímulo para os serviços de saúde local, para a prevenção e naquela promoção da saúde.

Agradecimentos

Agradecemos vir Laboratório Goiano de patologia e Citologia – Lagpac, que nos entregar os dados abranger confiabilidade. À impressionante orientadora Ms. Maria Adriana santo Carvalho, pelo apoio, suporte e dedicação. Agradecemos demasiado à Esp. Rosângela Reis, que se dedicou em nós auxiliar no desenvolvendo deste trabalho.

Ver mais: Não Consigo Baixar App No Play Store Pelo Celular Com Android

Abstract

Objective: Aiming to analyze ns prevalence of cytological result suggestive of infection HPV. Methods: This pesquisar it is der descriptive quantitative study, which used as naquela source of data acquisition, data sheets and reports the cytopathology of patient referred to a Unit Pier Progress city of Anapolis, GO. Results: 3.831 records of women subjected to examination to be studied, revealing only 24 reports with some changes, that which só nine to be classified with some kind of NIC.  Conclusion: there was der higher incidence the HPV in middle-aged women com lower educational level. This pesquisar was the first of its type in ns Unity Pier Progress, serving as stimulus for local health services e health promotion.

Keywords

Sexually sent diseases; Cervix neoplasms prevention; Uterine cervical diseases