A espada-de-são-jorge (Sansevieria trifasciata), ou espada-de-santa-bárbara, é uma herbácea de origem africana, também chamada de língua-de-sogra, rabo-de-lagarto e sanseviéria.

Você está assistindo: Muda de espada de são jorge na água

Além do seu uso ornamental, é conhecida como planta de proteção contra o mau-olhado, geralmente disposta na entrada das casas. Ela também purifica o ar, eliminando substâncias tóxicas do ambiente, como benzeno, metanal, tricloroetileno, xileno e tolueno, produzindo oxigênio durante a noite.

Quer saber para que serve, como plantar e cultivar espada-de-são-jorge? Confira dicas práticas e mãos à terra!

Sobre a espada-de-são-jorge

Com longas folhas verdes e manchas em verde escuro e amarelo, a espada-de-são-jorge produz pequenas flores branco-amareladas e está em alta na decoração.

*
A espada-de-são-jorge é uma planta que purifica o ar e harmoniza facilmente em diferentes estilos de decoração.

Versátil, ela se adapta bem a diferentes estilos e ambientes, adicionando um toque de cor e textura ao local. Porém, um fator a se considerar é a alta toxicidade da planta que, caso seja ingerida, pode causar diversos males à saúde.

A planta é muito utilizada em rituais de origem africana, sendo chamada também de espada-de-ogum, quando verde, e espada-de-iansã, quando apresenta bordas amarelas. Para algumas religiões, o significado da espada-de-são-jorge é proteção e coragem: ela afasta os maus espíritos e concede valentia aos protegidos.

*

Plantio e adubação

Há duas formas de fazer mudas de espadas-de-são-jorge, planta que tem como melhor época de plantio os meses de maio, junho e julho. A primeira é separar uma touceira (parte da planta que fica no solo) que contenha pelo menos uma folha com um pedaço de rizoma, caule subterrâneo que acumula substâncias nutritivas.

Para montar o vaso e garantir uma boa drenagem, siga o passo a passo:

Preencha ⅓ do recipiente com areia peneirada, que irá evitar que o composto orgânico encharque e a raiz apodreça.Coloque terra e posicione a muda no centro do vaso, preenchendo as laterais com mais terra até que ela fique firme.
*
A camada de drenagem evita o apodrecimento das raízes, causado pelo excesso de umidade do substrato.

A segunda forma de fazer mudas é cortar uma folha em partes com até 10 cm de comprimento e enterrá-las na areia úmida. Para o substrato continuar úmido, a dica é cobrir com um saco plástico. Feito o processo, em pouco tempo as estacas emitirão raízes.

Outra opção é cultivar espada-de-são-jorge na água. Com o tempo, a planta irá soltar mudas, que podem ser retiradas e replantadas no local desejado.

Irrigação e iluminação

A iluminação ideal para cultivar lança-de-são-jorge é a meia-sombra. Entretanto, a planta também suporta o contato direto com a luz solar, podendo também ser disposta em ambientes internos com luminosidade de lâmpadas, desde que haja bastante claridade.

*

As regas devem ser bem espaçadas e sem excesso de água, para evitar o apodrecimento das raízes. Antes de uma nova rega, use o tato para se certificar que a terra está seca! Vale lembrar que assim que as raízes preencherem todo o espaço do vaso, é necessário trocar a planta para um recipiente maior.

A espada-de-são-jorge apresenta resistência a solos áridos e ao calor tropical, e também é capaz de suportar clima frio. É uma das poucas plantas capazes de suportar ar-condicionado e fumaça de cigarro, por isso, são perfeitas para o paisagismo no interior da casa.


Veja também
*

Como decorar

De fácil cultivo, a planta é ideal para quem não dispõe de muito tempo para cuidados básicos como regas frequentes, mas deseja decorar o cantinho com muito estilo. Felizmente, a decoração com espada-de-são-jorge pode ser feita de diferentes maneiras.

Independentemente do espaço, as possibilidades são muitas. A composição pode ser feita com um vaso único, em harmonia com outros objetos decorativos, ou em um mix de espécies, com vasos e cachepôs de tamanhos, cores e materiais variados.

*
Faça um arranjo de vaso único ou crie uma composição com outras espécies para mesclar formatos, tons e texturas. Imagens: Casa da Valentina, Alibabar B2B, Invincible Houseplants e Succulent City.

As folhagens ganham ainda mais destaque com suportes de chão, que elevam a planta e adicionam tridimensionalidade na decoração. A escolha dos vasos também irá ditar o tom do ambiente, portanto, considere os itens que já estão dispostos no cômodo.

*
Escolha vasos decorativos e suportes diferenciados para realçar as folhagens e harmonizar com o ambiente. Imagens: Decor Fácil, Decoração e Ideias, Casa e Diseño e Estilo Próprio.

Ver mais: O Circuito Eletronico De Uma Das Placas Do Aparelho De Telefone Celular

Uma sala de estar de estilo rústico, por exemplo, pode acentuar ainda mais sua característica campestre e aconchegante com espadas-de-são-jorge cultivadas em cestos ou cachepôs de palha ou vime.

Pronto (a) para cultivar essa simpática planta, que ajuda a purificar o ar e ainda transforma qualquer ambiente?

Acesse o site da hcdnn.com, maior garden center online do Brasil, para conferir opções de mudas de plantas e todos os produtos que você precisa para o cultivo. Clique no banner abaixo e aproveite!