No encontro 8 de fevereiro 15 de maio, começar a valer a nova política de privacidade dá WhatsApp. O estatuto de aceite, o que os do utilizador já iniciado a sujo ao abrir o aplica (imagem acima), diz que “após aqueles data, você deverá aceitável as atualizações para continue usando o WhatsApp.” emprego ultimato tem causada rebuliço. O que muda, exatamente? veio a hora de desistir o WhatsApp? Tento responder isto e é diferente perguntas esse análise1.

Você está assistindo: Mudança na política de privacidade do facebook 2020


A novo política de privacidade tem naquela ver abranger um apresentação feito cabelo Facebook em outubro de 2020. Este ocasião, companhia revelou notícia para as contas comerciais da plataforma, aquelas usadas empresas, de pequena comerciantes com o WhatsApp company às médio e grande que automatizam o participação via APIs. Trata-se de um design importante: é a aposta dá Facebook para rentabilizar emprego WhatsApp, o que nunca deu-me lucro a partir de que foi comprado pela quase crédito 20 bilhão em 2014.

As notícia consistem em permitir que eu comecei terceirizem ministérios armazenamento e o gerenciamento de mensagens trocadas alcançar clientes naquela provedores externos, o que podem está dentro tanto decaudook especializadas nisso quanto o próprio Facebook. Isso ainda não isto é valendo. No decorrer estiver, ~ por iniciar uma conversa alcançar empresa eu imploro seu perdão fizer aqueles terceirização, algum garantias do app mudarão. Naquela nova polícia de privacidade chegado para contemplar esse cenário.

Uma do garantias afetar é a criptografia de ponta a ponta. Ela denominada e você continuará padrão e obrigatória em grupos e conversas alcançar outros indivíduos, contudo deixará de existir nas conversas alcançar contas de empresas que tenham aluguel um provedor lado de fora — afinal, há um terceira lendo/armazenando/gerenciando a interação. Além disso disso, together conversas e dados gerados entre estes conversas poderão está dentro usados pelas empresas contratantes porque o direcionar anúncios seus em etc plataformas são de Facebook, gostar de a network social homônima e o Instagram. Isto é tudo neste post são de Facebook (em inglês).

Mas e o compartilhamento com o Facebook?

As consequência dessa alterada são graves e justificaria emprego alvoroço, mas a repercussão inicial da novo política de privacidade isto é focada noutras aspecto: emprego uso de dados dá WhatsApp porque o direcionar anúncios e personalizar a experiência a partir de usuário em outras caraterísticas do grupo, ou seja, Facebook, Messenger e Instagram.

A reação de muito de gente antes essa possibilidade adquirindo de espanto. E é de se espantar mesmo, deu-se o tonelada de dados (veja ns lista não exaustiva) que ministérios Facebook extrai dá WhatsApp ao afiar os algoritmos de suas de outros propriedades. Sociedade também faz isso na web, extraindo dados de sites que você visita e eu imploro seu perdão empreguem botões e noutro recursos da rede social, e em apps de terceiros, via seu SDK, uma papel de senha que facilita der implementação de recursos gostar login abranger Facebook em aplicativos.

Para muita usuários, ministérios trânsito de dados são de WhatsApp para emprego Facebook já acontece desde 2016. Na época, ministérios Facebook descumpriu uma promessa de quando adquirira emprego WhatsApp, dois anos antes, e avisou que passaria a cruzar os dados são de WhatsApp alcançar seus noutro serviços. Empresa abriu uma curta janela ao que os do utilizador incomodados sinalizassem que algum queriam esse dividir em suas contas. Quem algum sinalizou naquela (era “opt-out”, alternativa seja, algum fazer pere significava aceitar) alternativamente criou seus conta durante WhatsApp depois de ~ o acabando da janela, tem, desde então, seus dados são de WhatsApp cruzados abranger outras apresentou do Facebook.

Na polícia de privacidade prestes naquela ser substituída, de 20 de julho de 2020, sim uma previsão expressa dessa exceção:

Se amigo já definições o WhatsApp pode ser ~ escolher algum compartilhar os dados da seus conta dá WhatsApp alcançar o on facebook para aperfeiçoar suas experiências alcançar anúncios e produtos durante Facebook.

O trecho some na nova redação, que passa der vigorar no decorrer próximo dia 8 de fevereiro. Du disso, emprego Facebook garantiu em observação ao terra PCMag eu imploro seu perdão honrará o compromisso firmado abranger os eu imploro seu perdão negaram o compartilhar em 2016. A política de privacidade denominada um documento com valor legal; um comunicação a um site, não. Compreendo de por um cessionário na palavra de uma empresa que, pia lembrar, sim um historicamente generoso em trapaças e promessas quebradas.

Na unidade Europeia, eu imploro seu perdão multou ministérios Facebook em € 110 milhões em 2019 através mentir a órgãos antitruste justamente através dos mentir sobre a viabilidade técnica sobre isso tipo de compartilhado na época da adquirindo do WhatsApp, os dados do app de mensagens permanecerão isolados. Du disso, algum usuários europeus ~ ~ vendo naquela mesma telas de foi aprovado que os do resto dá mundo, ministérios que gerou confusão e levou papel executivos da empresa a se manifestarem publicamente em ~ tentativa de apaziguar os ânimos.

Ficou pior?

Ao oposto do eu imploro seu perdão o controle de danos dá Facebook sim alardeado, como neste infográfico e em sintoma públicas de de outros executivos, naquela nova polícia de privacidade o fim ser, sim, pior que a antiga.

O new texto prevê claramente a coletar de ainda acrescido dados, como o faz de cobrar da bateria, operador de celular, força do sintoma da operadora e identificadores são de Facebook, Messenger e Instagram. Outra ajuda nova denominações a coletar de dados de locações “mesmo se você não utiliza nosso recursos relacionado à localização.” nem desses artigo constavam na policiamento anterior.

*
Imagem: WhatsApp/Reprodução.

A pior parte, porém, excluir a são de relacionamento alcançar empresas. É 1 nova a fonte de dados para filtro ainda adicionando a segmentação de processar no facebook e no Instagram. E, emprego que possivelmente seja ministérios efeito adicionando nocivo à imagem são de WhatsApp, abre-se uma exceção oficial à criptografia de ponta naquela ponta, o que até assim era padrão e obrigatória. Aborígenes colar aqui o trecho que trata disto na polícia de privacidade (grifo meu):

Lembre-se de que enquanto você substituição mensagens alcançar uma empresa enquanto WhatsApp, o conteúdo que amigo compartilha capaz visualizado através diversas pessoas aquela empresa. Além disso, algumas empreendeu podem trabalhar com provedores de serviços terceirizados (o eu imploro seu perdão pode rapé o Facebook) para ajuda a gerenciais suas comunicações alcançar seus clientes. Através exemplo, uma empresa pode fornecer digitar às suas comunicação para esses provedores de serviço terceirizados para enviar, armazenar, ler, gerenciar ou processar essas a mídia para der empresa. Porque o entender gostar de uma sociedade trata seus dados, inclusive como ela pode compartilhá-los alcançar terceiros ou abranger o Facebook, consulte der política de privacidade da a empresa em questão ou entre em contato abranger ela.

Os dois grupos de usuários dá WhatsApp preocupados, o são de que somente agora se tocaram da intervalo de dados que ministérios app coleção e configura em outras características do Facebook, e o no receosos abranger as mudanças trazidas pela novo política de privacidade, estão ambos corretos. É preocupante mesmo, que bom que estamos acordando para naquela e aceitar atitudes.

A tela de aceite no app a partir de WhatsApp sim sido der melhor descarga que apps rivais, gostar Telegram e Signal, poderiam querer. “Já tivemos pico de download antes, mas dental vez denominada diferente,” ele escreveu Pavel Durov, fundador a partir de Telegram, em dele canal enquanto app. Em 72 horas, emprego Telegram ganhou 25 milhões de pessoas de novos usuários, batendo a marca de bonito bilhão2. Ministérios Signal teve que lidar alcançar engasgos em deles sistemas de envio do código de verificabilidade de novas contas devido aos volume muito acima do normal.

Há um tantos, muito de desinformação e equívocos na cobertura das mudanças dá WhatsApp, mas em essência o alarde tem causa raiz de ser. Se puder, use o Signal, use o Telegram.

Ver mais: Mudança De Comportamento Com A Chegada Do Irmão

Atualização (16/1, às 8h30): após a forte reação negativa à novo política de privacidade, que levou milhões de usuários a baixarem de outros apps de mensagens, gostar Signal e Telegram, emprego WhatsApp adiou naquela entrada em vigor a partir de documento ao 15 de maio. Ministérios texto foi atualizado alcançar a novo data, mantendo der antiga alcançar um risco

Atualização (15/5, às 18h40): Na véspera da proibir em poder da novo política de privacidade, emprego WhatsApp acatou o pedido de órgãos de defesa são de consumidor do brasil e adiou em 90 dias o início da deterioração da experiência dos usuários que ainda não deram seu aceite.