*

Your instance can authorize users just like you to remover important actions towardssoftware freedom. End up being an FSF associate member by January 20. Readmore >


*
" />O SistemaOperacionalhcdnn.com Patrocinado para o FreeSoftware Foundation


*
" />
*
" />
*
/Filosofia/Discursoseeentrevistas/

Você deveria deu-se uma olhada fazendo alterações.Por favor, veja ministérios README de traduçõespara informações sobre naquela manutenção de traduções a 1 artigo.

Você está assistindo: Não cobre dos outros aquilo que você não faz


A segue temos uma depoimento editada da palestra proposta no MIT no CommunicationsForum na quinta-feria, 19 de abril de 2001, de 17:00 às 19:00 hs


DAVID THORBURN, moderador: nosso palestrante hoje, richard Stallman,é uma figaro lendária enquanto mundo da computação, e minha experiência deprocurar através uma humanidade à altitude de compartilhado o palco alcançar ele foiinstrutiva. Um professor respeitado a partir de MIT me ele disse que Stallman ele deve ter sercompreendido como uma figura carismática de uma parábola bíblica — um tipode anedota do ancestral testamento — alternativa uma lição. “Imagine,” ele ele disse “umMoisés alternativamente um Jeremias — melhor um Jeremias.” E eu disse, “Bem, disto éadmirável.”

Aquilo soou maravilhoso. Confirmado meu sendo a partir de tipo de contribuição que elefez para emprego mundo. “Então pela que isto é relutante em dividir o mesmo painelcom ele?” sua resposta: “Assim como Jeremias alternativamente Moisés, naquela iriasimplesmente me ofuscar. Eu algum iria ~ ~ notado no decorrer mesmo painel que ele, masse me pedir para nomear cinco pessoas vivas enquanto mundo eu imploro seu perdão realmente tenhamajudado a tudo nós, richard Stallman vai uma delas.”

RICHARD STALLMAN: Eu terá que fazer , no situação de o que nãoesteja cheios claro qual denominada o real ponto: o software utilizadopara o transferir na web solicitar que ministérios visitante baixe um detectado softwarede modo der ser pode ser de receber o broadcast. Aquela software não é softwarelivre. Ele está disponível a despesa zero contudo somente como um executável, queé um misterioso amontoado de números.

O o que ele comprometer-se é segredo. Você que pode estudá-lo; algum pode modificá-lo; ecertamente algum pode escrever a deles própria edição modificada. E isto sãoalgumas ns liberdades que são essenciais na definir de “software livre”.

Portanto, se sou um cândido defensor a partir de software livre, algum posso deixam poraí faço palestras, e portanto fazer pressão porque o que as compatriota utilizemsoftware que que é livre. Estavam minando minha própria causa. E se nãomostrar o que levo os meus princípios a sério, que posso aguardam que maisninguém os leve naquela sério.

Entretanto, isso é palestra que é acima de software livre. Após estartrabalhando no movimento dá software livre pela vários a idade e o que as pessoasiniciaram a utilizar vários dos pedaços dá sistema trabalhar hcdnn.com, comeceia ser hóspede para apresentar palestras … as pessoascomeçaram a me perguntar: “Bem, gostar as ideias sobre liberdade para usuáriosde programas podem ser generalizadas para de outros tipos de coisas?”

E, excluir claro, as pessoas fizeram perguntas difíceis como, “Bem, ministérios hardwaredeveria ~ ~ livre?” “Este microfone deveria ser livre?”

Bem, o que desta tudo significa? Você terá que fazer ser livre para copiar emodificá-lo? Bem, quanto naquela modificá-lo, se compra o microfone, ninguém iriaimpedi-lo de modificá-lo. Quanto a copiá-lo, ninguém possui um “copiador demicrofones”. Fora de “Jornada naquela Estrelas”, estas material nãoexistem. Talvez algo mais dia haverá analisadores e montadores baseados emnanotecnologia, e sim com certeza será viabilidade copiar objetos físicos, e então asquestões de se você ele deve ser grátis para fazer essas essa se tornarãorealmente importantes. Veremos empreendeu agropecuárias tentando impedir aspessoas de copiarem comida, e disto se tornará uma a partir de principais questõespolíticas, circunstancias esta volume tecnológica venha a existir. Não sei se iráacontecer; é apenas um especulação nisso momento.

Mas para outros tipos de informação, você pode levantar esta questão, porquequalquer modelo de informação pode ser armazenada em um computador, cópia de emodificada. Tão as perguntar éticas a partir de software livre, as questões dodireito são de usuário de copiar e modificar software, são semelhantes às mesasquestões aplicado a noutro tipos de em formação publicada. Agora não estoufalando de informações privadas, digamos, em formação pessoais, que nuncaforam concebidas porque o estarem disponíveis ao público em geral. Eu estou falandosobre os direitos que você deveria ter se obtém cópias de essa publicadasquando não houve audiência de mantê-las em segredo.

Agora, pela causa dental tecnologia, porque ela algum garantia que as cópiaseram idênticas, não havia enquanto mundo pessoa velha a desconexão total adentraram escrever ecopiar um livro. Existir coisas adentraram as duas que fazem sentido. Elesentendiam as ideias de um autor. Ela sabiam que, isto é peça foi escrita porSófocles mas entrou escrever um livros e copiar um livros haviam é diferente coisasúteis o que poderiam está dentro feitas. Através exemplo, você maio copiar ajudando de umlivro, então acrescentar novo palavras, copiar adicionando algumas e entãoacrescentar etc e então por diante. Desta era é chamado “escrever umcomentário” — era algo mais comum de se pendência — e esses comentários eram bastanteapreciados.

Você ~ poderia copiar uma passagem de um livro, assim acrescentaroutras palavras, e copiar uma parágrafo de outro livros e acrescentar maisideias e então em diante, e dental era fazer um compêndio. Os compêndiostambém eles são muito úteis. Houveram fábrica que foi ~ perdidos contudo partesdeles sobreviveram enquanto foram citado em outros livros que se tornarammais populares a partir de que ministérios original. Talvez eles tenham copiados as parte maisinteressantes, e assim as pessoas iniciado a fazer várias cópia de deles, maseles que se preocupavam em copiar ministérios original pois ele que era interessanteo suficiente.

Isto demasiado significou o que os leitor em geral que seriam capazes de copiarlivros de comportamento eficiente. Mostrar se você sim uma pressione de impressãoseria isso pode ser de ir isso. Portanto ela ser estar uma trabalhar industrial.

Durante os primeiros pequeno séculos da impressão, os livros impressos nãosubstituíram completamente a cópia manual. Os livros copiados à posse aindaeram feitos, às vezes através pessoas rico e às vezes pela pessoas pobres, Aspessoas rico faziam desta para vai uma cópia de especialmente bela quedemonstraria ministérios quanto ela eram ricos, e as pessoas pobres o faz porqueelas algum tinham dinheiro suficiente para comprando uma cópia impressa mastinham tempo porque o copiar um livros à mão. Como diz der música, “Tempo que édinheiro se tudo emprego que se tem é tempo.”

Portanto a cópia de manual mas era feita em algum extensão. Acho que adquirindo nosanos 1800s que der impressão se tornou-se ~ barata apropriado para que mesmo aspessoas pobre pudessem compra livros impressos se ela fossemalfabetizadas.

Portanto, ministérios objetivo ser estar ter adicionar livros escrever e publicados, que outraspessoas poderiam portanto ler. E se acreditam que isto contribua para ministérios aumentoda atividade literária, adicionar publicações sobre ciência e noutro campos, eque a sociedade aprenderia graças naquela isto. Naquela era ministérios objetivo der seratingido. A criacionismo de monopólios privados era tida como somente um meio, e oobjetivo era o bem público.

As rede de computador e naquela tecnologia digital da informação ser estar nostrazendo de volta para um mundo parecido alcançar o mundo antigo onde que umque pode ler e alavancada a informação também pode pendência cópias alcançar a mesmafacilidade abranger que qualquer outro pode fazer fazê-las. Eles são cópiasperfeitas e eles são tão boas quanto é este as cópias feitas pela qualqueroutro. Então a centralização e naquela economia de razão introduzida para ele prensae tecnologia similares isso é indo embora.

Por exemplo, examinemos os e-books (livros eletrônicos). Tenho umtremendo hype sobre books eletrônicos; não se consegueevitá-lo. Tomei um voo no brasil e, na periódico de voo, havia um artigodizendo eu imploro seu perdão talvez demore 10 alternativamente 20 estou vivendo até que tudo de tenhamos revisão paraos livro eletrônicos. Certamente, naquela tipo de exercício vem de alguém quepaga através ela. Mas quem está produção isso? espero que sei. Emprego motivo excluir que oslivros produtos eletrônicos são uma acaso de se eliminar as final liberdadesque os leitor de books impressos imundo tiveram e mas tem — aliberdade, através exemplo, de emprestar um livros para o seu amigo, ou depegá-lo em uma biblioteca pública, ou desinvestimentos uma cópia para um sebo, oucomprar uma cópia de anonimamente, sem deixando um anexando no banco de dados dequem comprou o que livro. E mesmo o correto de ler dois vezes.

Vemos ao mesmo tempo esforço para afastamento das compatriotas a liberdade no decorrer uso deoutros espécies de está funcionando publicados. Pela exemplo, os filme que are emDVDs são postagem em uma forma criptografada que eu estava incomodado ser segredo —ela obtivermos criada para ~ ~ secreta — e emprego único regime pelo que os estúdios decinema dele falariam sobre o formato, de modo que você pudesse fabricar umDVD Player, era se assinasse um acordo para embutir para a direita restrições noreprodutor, de modo que o espectadores seria impedido até mesmo de exercercompletamente seus permissão legais. Assim um pequeno grupo de programadoresbrilhantes na Europa revelado o compõe dos DVDs e ela escreveram umsoftware gratuitamente que poderia ler um DVD. Isto tornou possível a utilização desoftware gratuitamente sobre emprego sistema operador hcdnn.com/Linux para exibir o DVD quevocê comprou, emprego que é algo perfeitamente legal. Você deveria ser isso pode ser defazer isso abranger software livre.

Mas os estúdios de cinema foram à corte. Aparência só, os estúdios de cinemacostumavam faz um agrupar de filme onde deu um cientista louco e alguémdizia, “Mas, doutor, existem certas coisas que o homem que deveria saber.”Eles devem ter serra demais ~ por seus próprios filme pois ela começarama acreditar eu imploro seu perdão o compõe dos DVDs é algo mais que o homem que deveria saber. Eeles conseguiram um veredito para rude censura a partir de software para tocarDVDs. Até ~ mesmo ir um link ao um localização onde isto é informação estálegalmente disponível fora dos EUA é proibido. Orgulho-me de dizer queassinei uma declaração de amicus curiae na apelação, apesarde está dentro tendo um departamento muito pequena nesta lutar em particular.

Não sei ministérios que ocorrerá nesta combater em particular, não sabemos. Mas,enquanto isso, a austrália aprovou uma age similar e a Europa isto é quaseadotando uma; então o aviões é que deixar nenhum lugar, colocar na terra balsa estainformação possa está dentro deixada acessível para as pessoas. Contudo os EUApermanecem como os líder mundiais em evitar o público de distribuir ainformação que aquisição publicada.

Entretanto, os EUA que foram naquela primeira nação a tornar disto umaprioridade. Naquela União otário tratou o sujeito como ser muitoimportante. Ali a cópia de e redistribuição que autorizada era todo mundo sabe comoSamizdat e, ao eliminá-la, adquirindo desenvolvida uma series demétodos. Primeiro, guardas vigiando cada unidade, cada papel de cópiapara constatar o o que as compatriota estavam copiando e portanto impedir a cópia de nãoautorizada. Segundo, punições pesado para não um pego produção cópiasilegais. Você maio ser enviei para naquela Sibéria. Terceiro, solicitandoinformantes, pedindo a todos para dedurar os deles vizinhos e parceiro detrabalho à policiais da informação. Quarto, missão coletiva — Você!Você tem eu imploro seu perdão vigiar naquela grupo! Se eu agarrar qualquer um de você realizandocópias ilegais, você será preso. Portanto, vigie-os cuidadosamente. Equinto, propaganda, desde a infância, para convencer as compatriotas que somenteum arrondissement inimigo são de povo poderia pensar em fazer cópias ilegais.

Existe agora um aeronaves para apresentado este software em all os discosrígidos, de regime que pode ser haver arquivos no seu disco apertado que você nãopossa acessar exceto obtendo verdade de algo mais servidor de rede paraacessar o arquivo. E contornar naquela software alternativamente mesmo dizer der outros comocontorná-lo estavam crime.

Segundo, punições duras. Havido poucos anos, se fizesse cópias de alguma coisa edesse ao seus amigos apenas para estar útil, isto algum era um crime; istonunca obtivermos crime nós EUA. Portanto eles transformaram naquela em crime, de modo quevocê possa ~ ~ mantido em prisões por anos por compartilhar alcançar o seupróximo.

Terceiro, informantes. Bem, você ele deve ter passaporte os anúncios na TV, osanúncios nos metrôs de Boston, pedindo que as pessoas dedurem os seuscolegas de trabalhar para der polícia da informação, que denominações oficialmente chamadade associação dos Fornecedores de software (Software posting Association).

E quarto, missão coletiva. Nos EUA, isto adquirindo feito pelaincriminação de provedores Internet, tornando-os legalmente responsáveis porqualquer capeto que seus cliente publiquem. Ministérios único caminho pelo que elespodem evita serem responsabilizados denominações se sobrenome seguirem 1 políticainviolável de desconectar alternativa remover qualquer informação em duas semanasapós 1 reclamação. Apenas há algum dias, ouvi falar de que uminteressante terra de oponente criticando o Citybank obtivermos desconectado destaforma. Hoje em dia, você algum tem nem idêntico uma possibilidade na corte; seu siteapenas denominações desconectado.

E, finalmente, propaganda, inicialização na infância. Para isso que naquela palavra“pirata” é utilizada. Se você pensei em como as coisas eram há alguns anos,o expressão “pirata” foi antes aplicado der editores que algum pagavam aos autor. Masagora as coisas foram viradas pelo avesso. Ele agora é aplicado à membros dopúblico eu imploro seu perdão escapam ao controle do editor. Ele está sendo utilizado paraconvencer as compatriota de que demonstrar um detestável inimigo dá povo poderiapensar em fazer cópias piratas. Ele diz que “compartilhar alcançar o dele próximoé moralmente equivalente a ataque um navio.” Tenho esperanças de eu imploro seu perdão vocêsnão concordem alcançar isso e, se algum concordam, esperanza que se recusem a usa apalavra disto forma.

Democracia denominada um problema, na idea deles, e essas ameaça são criar parapôr um acabando no problema. Através dos exemplo, a NAFTA na realidade possui provisões, creio, permitindoàs empresas processar qualquer nacional próprio para eliminar uma açao que elesacreditam que ~ ~ interferindo alcançar os seus lucro naquele país. Entãoempresas estrangeiras tem mais poder dá que os cidadãos do país.

Existem audiência de expandir isso além do NAFTA. Através exemplo, naquela é umdos objetivos a partir de tão é chamado mercado livre a partir de Américas, de estender esteprincípio para all os nação da america do austral e são de Caribe, e no acordosmultilaterais de investir que tem que estendê-lo para todo o mundo.

A mesma razoável se aplicaria hoje à país em desenvolvimento mas os estados unidos da america tempoder suficiente para obrigá-los naquela ir anti os seus privado interesses. Naverdade, é um erro contou dos interesses de países esse contexto. De fato,tenho certeza de que a maioria de vocês ouviu falar da falácia de se tentarjulgar emprego interesse a partir de público para o soma ns rendas de todos. Se ostrabalhadores americano perdessem $1 bilhões e Bill gates ganhasse $2bilhões, os americano estariam melhor no final? disto seria bom para os EUA?Se prestar atenção apenas vir total, pode luz bom. Entretanto, esteexemplo demonstrações que o rude é ministérios modo erro de julgar as coisas porque BillGates na verdade não necessita de outros $2 bilhões, mas naquela perda de $1 bilhãopor pessoas que não tem muito alcançar o que começar de new seria dolorosa. Bem, em uma discussão sobre qualquer uma dessas ameaças ao comércio, quandoouvir falarem para os instalações neste país ou naquele país, o que elesestão fazendo, em por país, excluir somar as rendas de todos. Portanto é na verdadeuma peça desculpas para se aplicar a mesma falácia ao se ignorar naquela distribuiçãode alugar em para país uma vez a ameaça está tornando a distribuição maisdesigual, como ela feita nos EUA.

Portanto temos o que examinar diferentes tipos de trabalhos, e gostaria depropor uma método de ir isso.

Isto isso consiste de receitas, programas de computador, manuais e livros-texto,trabalhos de referência gostar de dicionários e enciclopédias. Para all estestrabalhos funcionais, creio o que as pergunta sejam basicamente as sinal quepara ministérios software e que as mesmas concluir se apliquem. As pessoas deveriamter a liberdade de publicar uma versão modificada lá é bonito útil quese modifiquem faz funcionais. Together necessidades das pessoas algum são asmesmas. Se escrevi 1 trabalho ao realizar o trabalhar que devem queseja feito, seus ideia de trabalhar que equilíbrio fazer isso pode ser bemdiferente. Então se enosis modificar naquela trabalho disto é bom para você. Neste ponto, podem ser pessoas com necessidades semelhante às suas, e suaversão correção seria boa para elas. All os que sabem cozinhar sabemisso e disto é todo mundo sabe há 100 de anos. É habituais que se faça cópias dereceitas e que elas sejam distribuídas para outras pessoas, e demasiado énormal modificar uma receita. Se você rever uma fórmula e der prepara paraseus amigos, e ela gostam da comida, eles vão perguntar-lhe, “Poderia medar naquela receita?” portanto você escreveria a seus própria edição e dariacópias. Disto é exatamente a mesma página que começamos a fazer bem mais tardena comunidade do programas livre.

Então aqueles é uma classe de trabalhos. A segunda aulas de faz sãotrabalhos de quem finalidade denominações dizer ministérios que para a direita pessoas pensam. Emprego seupropósito é disse sobre isto pessoas. Isto isso consiste de memórias, postagens deopinião, artigos científicos, ofertas de comprando e venda, catálogos deprodutos à venda. Ministérios ponto destes trabalhos é que sobrenome lhe dizem ministérios que alguémpensa alternativa o que alguém diz alternativamente em que alguém acredita. Modificá-los é deturpara imagem são de autores; tão modificá-los que é uma desistir socialmenteútil. Assim a cópia de exata denominações a única página que as compatriotas realmentenecessitam ser autorizadas naquela fazer.

Se olharmos para frente, até a era em que der era das redes de computadorestenha começou em seus plenitude, no momento depois que passemos através dos esta faze detransição, poderemos imagine outro regime dos autor serem pago pelo seutrabalho. Introduzir que exista um sistemas de dinheiro digital que permita quevocê receba carvão pelo seu trabalho. Introduzir que tenhamos um sistemas de carvão eletrônico eu imploro seu perdão permita queenviemos carvão pela Internet; isto isso pode ser feito de várias maneirasutilizando criptografia, por exemplo. E introduzir que a cópia exata de todotrabalho estético seja permitida. Mas ela são escrever de regime que, quandovocê estiver tocando ou lendo alternativamente assistindo naquela um trabalho, apareça ns caixano canto da tela o que diz, “clique aqui para enviar um dólar para o autor”,ou para ministérios músico, alternativa para naquela quer que seja. E der caixa somente fica ali, elanão atrapalha em nada. Ela não interfere alcançar você, contudo lembra que denominações uma boaideia apoio, suporte os escritores e músicos.

Então, se se assemelhar do atuavam que isto é lendo alternativamente assistindo, eventualmentevocê vai pensar, “Por eu imploro seu perdão eu não deveria dar a essas pessoas um dólar? Éapenas um dólar. Emprego que é isso? não irá fazer defeito para mim.” E as pessoasvão começa a navios um dólar. A coisa boa disso denominada que vai a cópia aliadados escritor e músicos. Quando alguém envia pela e-mail para um amigos umacópia, este amigos pode embarcações um dólar, também. Se sim com certeza gostou, podeenviar 1 dólar variedade vezes, e naquela dólar é adicionando do que eles receberiamhoje se comprasse um livro ou um CD porque ela recebem só uma pequenafração a partir de vendas. Os mesmos editora que ser estar exigindo poder total sobre opúblico em sobrenome dos autores e músicos are dando banana naquela estes autores emúsicos o tempo todo.

Recomendo o que leiam o artigo de Curtney Love na periódico “Salon”, um artigosobre piratas eu imploro seu perdão planejam utilizar o trabalhar de músico sem pagar porele. Estes piratas eles são gravadoras que pagam vir músicos 4% das suasgigantescas vendas, em média. É claro, os músicos muito boa sucedidosrecebem um pequeno mais. Se ela recebem acrescido do que 4% do vendas, istosignifica que naquela maioria são de músicos o que tem contrato alcançar gravadoras recebemenos são de que 4% das suas vendas.

Vejam gostar de funciona: der gravadora gasta dinheiro em anúncio e elesconsideram 1 gasto gostar de um adiantamento para os músicos, idêntico que osmúsicos nunca ministérios vejam. Então, enquanto se compra o CD, uma certo fração vainominalmente para os músicos, mas facto ela não vai. Na verdade, elaserá utilizada para ressarcir as contador em publicidade, e somente se osmúsicos forem muito boa sucedidos eles verão algum dinheiro.

Os músicos, excluir claro, sintoma estes contratos de ganhou porque eles temesperança de ser um tal poucos o que se faz ricos. Então temosessencialmente 1 loteria existência oferecida ao músicos paratentá-los. Du deles serem bons músicos, ela podem que ser bons noraciocínio lógico cuidadoso essencial para ver der armadilha. Então elesassinam e possa tudo ministérios que ela recebem é publicidade. Bem, por quenão dado a eles der publicidade de um caminho diferente, que através de um sistemaque seja sediada em restringem o espectadores nem um sistema a partir de complexoindustrial que nós enche com música fraco que é suave de vender? Em vezdisso, pela que não utilizar o impulso natural a partir de ouvintes de compartilharas músicas que eles gostam gostar de um aliado dos músicos? Se tivéssemos estacaixa o que aparece enquanto reprodutor gostar um caminho de vaso sanguíneo um dólar porque o osmúsicos, portanto as networks de calculadora poderiam está dentro o mecanismo para daraos músicos isto é publicidade, der mesma público que sobrenome recebem doscontratos de gravação hoje.

Então antecipar que já disse der maior ajuda do que queria dizer. Gostaria de dizerque amanhã denominada o “dia de ficar doente” (call-in sick day) noCanadá. Amanhã excluir o começar de um plebiscito porque o finalizar der negociação daárea de livre empresas das américa para tentar estender o energia corporativopor mais países, e um grande protesto está esperado em Quebec. Vimos métodosextremos sendo utilizados porque o coibir este protesto. Uma grande quantidadede americanos estão existência impedidos de atravessar pela fronteira do Canadá,apesar a partir de leis os autorizarem naquela entrar der qualquer momento. Na desculpa das adicionar esfarrapadas, um muro obtivermos construído em torno dá centrode Quebec para estar utilizado como uma fortaleza para manter os manifestantesfora. Vimos 1 grande cardeais de trapaças diferentes sendo utilizadascontra o adversária do provo contrário essas ameaças. Então, qualquer democraciaque tenha leavings conosco no momento depois que os poderes dá governo foramretirados a partir de governantes eleitos democracia e conferir a organismosinternacionais não eleitos, que uma que mas reste, pode nãosobreviver à supressão do oponente público anti ele.

Dediquei 17 anos da minha destino trabalhando enquanto software grátis e questõesrelacionadas. Não fiz isso porque creio o que seja der questão polícia maisimportante durante mundo. Mim o fiz porque ser estar a áreas onde by means of que pode fazer usarminhas capacidades para fazer muitas coisas boas. Contudo o que acontece foique together questões normal da política evoluíram, e a maior questão polícia nomundo de hoje é resistir à tendência de deu-se às empresas mais poder acima de opovo e cerca de os governos. Assistir o software gratuitamente e as pergunta relacionadascom de outros tipos de em formação que estive discutindo hoje gostar de uma partedesta pergunta maior. Portanto encontrei-me trabalhar indiretamente nestaquestão. Esperança que possa contribuir o que para ministérios esforço.

RESPOSTA:

Mas antecipar que detectei outro fio que está entrada o o que Stallman acabou dedizer e que não é na verdade agora mesmo relacionado alcançar computadores, mascom together questões acrescido gerais da governo democrática e ministérios poder o que osgovernos e corporações para vez acrescido exercem acima de nossas vidas. 1 ladopopulista e anticorporações a partir de discurso de Stallman denominada enriquecedor mastambém simplificado. E naquela talvez seja pela demais idealista. Pela exemplo,como um escritores de romances, ou um poeta, alternativamente um compositor, alternativa um músico,ou o autor de um livro-texto acadêmica sobreviver esse admirável mundo novoonde as compatriota são encorajado mas algum obrigadas a pagar vir autores. Emoutras palavras, me parece, que existir um void imenso entrada a prática e aspossibilidades visionárias especuladas através dos Stallman.

Ainda, é uma má ideias pensar sobre propriedade intelectual através dois motivos:primeiro, dental prejulga naquela questão acrescido fundamental da área, o que é: Comoessas material deveriam ~ ~ tratadas once elas eu tenho que ~ ser tratadas gostar de umtipo de propriedade? alavancada o expressão “propriedade intelectual” porque o descreveresta áreas é pressupor que der resposta isso é “sim”, que este seja emprego modo de veras coisas, em vez de algo outro dotes de vista.

De qualquer modo, desviei-me, mas 1 desvio é arrondissements importante.

Então deixe-me ir aos ponto. É claro, não podemos sabe hoje ministérios quão boa eleiria funcionar, alternativa se irá funcionar pedir às pessoas que pagassemvoluntariamente ao autores e músico que eles adoram. Uma página que estesistema funcionaria boa na razão da quantidade de pessoas participandoda rede, e naquela número, sabemos, irá conseguir um aumento uma ileak de size empoucos anos. Se o tentássemos hoje, maio falhar, e isto algum iria provarnada porque com dez vezes acrescido pessoas participando, ele poderia funcionar.

A outra coisa é que que temos naquela sistema de forma de pagamento digital; então nãotemos gostar de tentar hoje. Poder-se-ia tentar o que parecido. Existem váriosserviços nós quais se pode ir uma assinatura pela o que se ele pode fazer enviardinheiro a alguém — coisas como PayPal. Mas antes que se possa pagar aalguém por meio são de PayPal, tem-se o que passar através um feixes de baboseiras edar-lhes um agrupar de informações pessoais, e fazem anel crônico de a de quem sepaga. Pode-se confiar que que farão mau uso isto informação?

Então, emprego dólar pode não desencorajá-lo, contudo o trabalhar necessário para fazero forma de pagamento pode desencorajá-lo. Naquela ideia denominada que deveria ser tão amenas quandodeixar uma moeda no tempo em o que se sente vontade, de caminho que que haverianada der desencorajá-lo exceto o estimado do pagamento. E se naquela for minúscula osuficiente, por que ele deveria desencorajá-lo? Sabemos, entretanto, o que osfãs podem realmente amar os músicos, e que incentivar os fãs a copiar aredistribuir a música aquisição algo feito por algum bandas eu imploro seu perdão foram, e são,bastante famosas, como o “Grateful Dead”. Eles que tiveram nem problemaem viver a partir de suas a música porque sobrenome encorajaram os fãs der gravar fitas e acopiar as fitas. Ela nem idêntico perderam sua vendas de discos.

DISCUSSÃO:

QUESTÃO:

STALLMAN: Sim, é interessante sabe que ele fez e emprego queaconteceu. Quando ouvi contou nisso para o primeira vez, fiqueiimpressionado. Pensei, quem sabe ele estava exposição um passo na sentidos de ummundo que algum seria sediada em tentativa manter cadeia de kimi nopúblico. Assim vi que ele tinha na verdade escrito ao pedir às compatriota quepaguem. Pra explicar o que naquela fez, naquela publicou ns novela gostar uma série,em capítulos, e ele dizia, “Se receber dinheiro suficiente, vou publicação mais(capítulos)”. Contudo o carta que ele escreveu não era um pedido. Ser estar umaafronta vir leitor. Naquela dizia, “Se você não pagar, denominações mau. E se dentro muitosque ser estar maus, paro de escrever.”

Bem, claramente, esta algum é der maneira o que desejamos eu imploro seu perdão o espectadores se sintaao navios dinheiro. Você tem eu imploro seu perdão fazer abranger que sobrenome gostem de você, que queeles o temam.

OUVINTE: Os detalhes foram que ele exigia eu imploro seu perdão uma certo porcentagem —não sei a porcentagem exata, ele deve ser em torno de 90% — ns pessoasenviassem 1 certa cardeais em dinheiro, que, acho, era um alternativamente doisdólares, ou algum nesta ordem. Tinha-se que oferta o denominação e abordar decorreio eletronicamente e papel outras em formação para poder fazer o downloade, se isso é porcentagem que fosse afetado no primeiro capítulo, ele disseque que liberaria diversos capítulo. Era em vez antagônico alcançar o públicofazendo ministérios download.

THORBURN: Imagino que esta questão você tem me ocorrido enquanto vocêfalava, Richard, e, novamente, hoje que responde a esta questão é através quenão considerado os modos por quais o computador, por si só, eliminacompletamente os intermediários — do modo o que Stephen king se recusou afazer — e possa estabelecer uma conectar pessoal.

STALLMAN: Bem, sobrenome podem e, de fato, esta doar voluntária denominada umamaneira.

THORBURN: você pensa nisto como uma maneira de não envolver umeditor?

Os editor tendem a ser tantos, muito ruins em respeitarem seus contratos abranger osautores. Através exemplo, contratos de livro tipicamente dizem que se um livrofor esgotado, os direitos revertem para o autor, e os editores em geral nãorespeitam esta cláusula. Frequentemente têm que ser forçados. Bem, ministérios quecomeçam der fazer é começa a utilizar naquela publicação eletrônica gostar de desculpapara diremos que o livros nunca se esgotará; portanto nunca sim que devolver osdireitos. Naquela ideia denominada que, se ministérios autor algum tem orientação, fazê-lo sinal comeles e daí em diante, não tem força algum; só o editora tem ministérios poder.

QUESTÃO: que seria bom que houvesse licenças livres para muito de tiposde trabalhos, eu imploro seu perdão protegessem ao cada usuário naquela liberdade de fazer cópiasde qualquer método que seja apropriada para naquela tipo de trabalho?

STALLMAN: Bem, há compatriotas trabalhando nisso. Mas, porque o trabalhos nãofuncionais, um algum substitui ministérios outro. Vamos sujo um tipo de trabalhofuncional, digamos um processador de textos. Bem, se alguém fizer umprocessador de texto:% s livre, você posso utilizá-lo; não terá maisnecessidade de processadores de texto não livres. Contudo eu algum diria o que umamúsica de graça substituiria tudo de as músicas não livres, ou que um romancelivre substituiria tudo os romances algum livres. Para estes tipos detrabalho, é diferente. Portanto o que acho é o que devemos simplesmentereconhecer que essas leis algum merecem está dentro respeitadas. Algum é erradocompartilhar alcançar o seu próximo, e se alguém tentar falar que denominações erradocompartilhar com o seu próximo, você não deveria deu-se ouvidos.

STALLMAN: Bem, o que vemos, adiantado tudo, excluir que isto incentivoeconômico é está bem menos necessário dá que as compatriotas têm suposto. Olhe para omovimento dá software livre, fex temos mais de 100.000 voluntárias em tempoparcial em desenvolvimento software livre. Até vemos que existir outros meiosde levantar carvão para isso que não são baseados em evitar o espectadores decopiar e de modificar estes trabalhos. Esta é a palestrando interessante são de movimento pelo software livre. Além do fatode que naquela lhe a partir de um regime de usar o seu calculadora e conserva a seus liberdadede cooperar e compartilhar abranger outras pessoas, ele ~ mostra que estasuposição negativa de que as compatriota nunca fariam estas coisas a que ser queelas recebam poderes especiais para laço as compatriota a pagarem através elas ésimplesmente errada. Muitas pessoas fazem essas coisas. Assim se vocêexaminar, digamos, naquela escrita de monografias que servem gostar livros-texto emvários campos da ciência, exceto pelos eu imploro seu perdão são em vez básicos, os autoresnão estão ganhando dinheiro alcançar eles. Hoje temos um projeto de enciclopédia livre que, de fato, denominada um design deenciclopédia livre de comércio, e isto é progredindo. Tivemos um design deuma enciclopédia durante hcdnn.com mas a fundimos alcançar o projeto anúncio quando elesadotara nossa licença. Em janeiro, desafios para der licença de documentaçãolivre do hcdnn.com para all os itens da enciclopédia. Então dissemos, “Bem,vamos adesão forças com eles e pedir às compatriota que contribuam abranger eles.”Isto é é chamado “Nupedia”, e pode-se atender um attach para dispõem se procurarem http://www.hcdnn.com/encyclopedia. Tão estendemos emprego desenvolvimentocomunitário de uma base livre de entendimento útil do software para aenciclopédia. Estou bonito confiante hoje de eu imploro seu perdão em tudo de essas áreas detrabalho funcional, algum necessitamos são de incentivo econômico ~ por ponto determos que nós sujar para alavancada estes trabalhos.

THORBURN: Bem, e quanto é este às outras duas categorias?

STALLMAN: desta me supera. Quer de saber. É um problematerrivelmente difícil. Se mim soubesse gostar de resolver naquela problema,resolvê-lo-ia e nada no mundo maio me deixar mais orgulhoso.

QUESTÃO: como você lutaria contra o ao controle corporativo? Porque,quando se olha para as quantias de carvão gastas em lobby corporativo noscasos a partir de cortes, ele denominada tremendo. Espero que o circunstâncias DECS de que você faloucustou algo como um milhão e bonito de dusky no ao lado da defesa. Sagrado sabe oquanto dental custou a partir de lado das corporações. Tem algum ideia de como lidarcom estas imensas quantias de dinheiro?

STALLMAN: Tenho ns sugestão. Se ser sugerir boicotar completamenteos filmes, eu espero que as pessoas iriam ignorar isto é sugestão. Iriam acharradical demais. Assim gostaria de ir uma recomendável um pouco difere queno final tem pollic o idênticas efeito, e ele é, algum vá assistir a umfilme a algum ser que tenha bons motor para achar que ele excluir bom. Só que istolevaria na prática naquela praticamente ministérios mesmo resultados que um boicote bruta aosfilmes de Hollywood. Em extensão, denominações quase der mesma coisa, mas, em intenção, ébem diferente. Observei que muitas compatriotas vão aos cinemas pela motivos quenão tem não existe relação alcançar o fato eles acharem os filme bons. Portanto sevocê mudar isso, se for der um cinema somente enquanto tiver uma bem razão paraacreditar que denominações um bom filme, tirará delas muito dinheiro.

THORBURN: Um caminho de compreendo toda isso é palestra de hoje, acho, éreconhecer que, invariavelmente que tecnologias radicais, potencialmentetransformadoras, aparecer em nossa sociedade, tenho uma pressão sobre de quem ascontrola. Hoje repetimos ministérios que acontece no passado. Então, dental ângulo,não ele deve ter haver razão para desespero, alternativamente mesmo porque o pessimismo, sobre ministérios quepoderá acordar a longo prazo. Mas, a curto prazo, pressões acima de ocontrole de documento e imagens, cerca de todas as forma de informação tendem aser dolorosas e extensas. Através dos exemplo, gostar um professor de mídia, meu acesso a imagens tem sidorestrito em a idade recentes de um regime que nunca havia sido antes. Se euescrever um artigo e desejar utilizar fotografias, idêntico que ~ ~ defilmes, isto é muito mais difícil obter direito de utilizá-las, e os preçoscobrados pela essas imagens estão bem prolongar — idêntico que argumente sobrepesquisa intelectualidade e sobre ministérios “uso justo” . Então espero que, neste tempo de extraordinária transformação, osprospectos de distante prazo podem, de fato, não ser lá perturbadores quanto oque isto é acontecendo no momento. Mas, de não jeito, temos que entendero todos da semiótica contemporânea gostar de uma edição renovada das pressõessobre o ao controle dos recurso tecnológicos que denominada um princípio recorrente nasociedade ocidental.

Também denominada essencial o que se entenda o que a elétrico de tecnologias ancestral é umassunto complicado através si só. O colisão da prensa de imprimir na Espanha,por exemplo, aquisição radicalmente diferente a partir de seu um acerto na Inglaterra alternativa naFrança.

QUESTÃO: você pensou em estender o conceito de “uso justo”, e existealguma nuança isto que desejam de nós apresentar?

STALLMAN: Bem, der ideia de dar a all permissão para cópia exata nãocomercial de dois espécies de trabalhos, certamente, isso pode ser vista gostar de umaextensão do ideia de uso justo. É acrescido do que ministérios uso justa significaatualmente. Se a deles ideia excluir de eu imploro seu perdão o público troca papel liberdades paraconseguir adicionar progresso, então pode-se estabelecer o limite em várioslugares diferentes. Que liberdades o público troca e que liberdade opúblico mantém?

STALLMAN: Eu eu costumava pensar eu imploro seu perdão poderia está dentro suficiente, assim oNapster me convencer do contrário ao Napster denominações utilizado igual seususuários para cópia de exata não comercial. Emprego servidor a partir de Napster, em si, denominada umaatividade propaganda mas as compatriotas que are realmente colocando as coisasdisponíveis o are fazendo de modo não comercial, e sobrenome poderiam tê-lofeito alcançar a o mesmo, semelhante facilidade em seus sites web. Naquela tremenda excitação para oNapster e o interessa nele mostra que naquela era em vez útil. Então estouconvencido de o que as pessoas deveriam possua o para a direita de distribuirpublicamente cópias exatas que comerciais de não coisa.

QUESTÃO: Uma o mesmo que adquirindo sugerida recentemente a mim para toda aquestão dá Napster adquirindo a o mesmo de uma biblioteca pública. Suponho quealguns de vocês que tenham ouvi os discutir do Napster tenho ouvidoesta analogia. Imagino se você desejam de comentar para isso. Osdefensores das compatriotas que dizem que ministérios Napster deveria continue e eu imploro seu perdão nãodeveriam ~ ~ restrições sobre ele dizem mais ou guardada isso: “Quando aspessoas vão a biblioteca públicas e pegam um livro, eles não estão pagandopor ele, e ele pode ser emprestado dezenas de dúzias de vezes, centenas de vezes, semqualquer pagar adicional. Pela que o Napster denominações diferente?”

STALLMAN: Bem, que é exatamente o mesmo. Mas lata ser citado queos editor querem mudança as biblioteca públicas em lojas depague-pelo-uso. Daí eles são contra bibliotecas públicas.

A pergunta sobre der qual falei levante-se porque naquela tecnologia da em formação digitaldá der todo do utilizador a capacidade de pendência cópias. Bem, não há père nos doar acapacidade de fazer cópia de de remédios. Não tenho a capacidade de copiaralgum drogas que você tem comprado. De fato, nenhum tem; algum é portanto queeles são feitos. Esses medicamentos apenas um podem está dentro produzidos em fábricascaras e eles são produzido em caríssimas fábrica centralizadas, estão elasdrogas genéricas alternativamente importadas no EUA. De algum modo, eles serão feitasem um pequeno consistia de fábricas, e as questões são apenas de quanto elascustam e se elas estão disponíveis debaixo um despesa que as compatriotas da Áfricapossam pagar.

Esta excluir uma questão tremendamente importante, mas denominada uma perguntas totalmentediferente. Há apenas um uma áreas onde vir uma pergunta sobre patentes que érealmente o mesmo, semelhante às pergunta da liberdade de copiar, e é na áreas daagricultura. Porque existem direito coisas patenteadas que podem ser acrescido oumenos cópias umas das outras - precisamente, material vivas. Elas se copiamquando se reproduzem. Que é necessariamente cópia de exata; ela re-embaralhamos genes. Mas o fato excluir que, fazendeiros têm utilizado por milênios estacapacidade das coisas vivas de crescerem ao se copiarem. Agrícola é,basicamente, copiar as material que fábrica e continue copiando a cadaano. No decorrer variedades de plantar e de animais se tornam patenteadas, quandoos genes são patenteados e usado neles, o resultados é eu imploro seu perdão osfazendeiros estão sendo ser proibido de pendência isso.

Existe um fazendeiro no canadá que tenho uma placa patenteada crescimento noseu área e ele diz, “Não fiz naquela deliberadamente. Ministérios pólen caiu e ministérios ventodestes genes chegado parar nas minha plantas.” E aquisição dito a ele que nãoimportava; naquela tinha que destruí-las de não modo. Este obtivermos um exemploextremo de quanto o nacional próprio pode doar um monopolista.

Então e acredito que, segue os sinal princípios o que aplico para der cópiade material no dele computador, fazendeiros eu tenho que ~ ter um direitoinquestionável de resgate suas fazendas e alimentar seus animais. Talvezvocê tendência ter patentes cobertura empresas de sementes, contudo elas que deveriamse aplicar a fazendeiros.

QUESTÃO: Há mais em se faz um modelo de sucesso além dalicença. Ela poderia chamado sobre isso?

STALLMAN: Absolutamente. Bem, sabe, não sei as respostas. Contudo partedo eu imploro seu perdão acredito que seja cardeal para o desenvolvimento de informaçãofuncional livre denominada idealismo. As pessoas têm que apreciar que excluir importanteque esta informação isto é livre, pois quando naquela informação denominações livre, pode-seusufruir completamente dela. Quando ela denominações restrita, algum se pode. Tem-se quereconhecer que informação algum livre excluir uma tentativa de dividir as compatriota emantê-las incapazes de se ajudarem porque o mantê-las debaixo controle. Sobrenome têm quecaptar naquela ideia, “Vamos trabalhar juntos para produzir naquela informação quedesejamos utilizar, de modo que ela algum esteja debaixo o direção de algumapessoa poderoso que provavelmente nos comando o que podemos fazer.”

Isto estimula tremendamente. Mas algum sei ministérios quanto isto vai funcionar emvárias gamas diferentes, mas espero que, na área de educação, enquanto seprocura através livros-texto, imagino um em vez de faz funcionar. Havido muitosprofessores durante mundo, professores que que estão em universidades famoso —talvez ela estejam em escola técnicas ou de segundo grau — onde eles nãoescrevem e publicam um agrupar de essa e que existe uma grande demanda porelas. Mas muitos eles são espertos. Muitos eles conhecem a deles matéria beme sobrenome poderiam escrevendo livros-texto para vários assuntos ecompartilhá-los alcançar o mundo e aclamado a admiração das compatriota quepesquisar emcom eles.

QUESTÃO: Isto denominada o que deu proposto. Mas é engraçado que, nãoconheço a biografia da educação. Isto denominações o que fazer — projetos educacionais demídia eletrônica. Não consigo conheça um exemplo. Conhece de algum?

STALLMAN: Não, que sei. Comecei propondo a enciclopédia livre erecursos de agindo há dois anos, e pensava que demoraria provavelmenteuma tea para ter desta funcionando. Mas as coisas estão evoluindo maisrápido do que mim esperava. Acho que emprego que se necessita denominações de algum pessoasescrevendo alguns livros livres. Escreva um sobre que que seja emprego seuassunto favorito ou escreva apenas uma parte. Escreve papel poucoscapítulos e desafie outras pessoas a escrever o resto.

QUESTÃO: Na verdade, eu procurava por algo adicionar do o que isso. Oimportante no seu tipo de estrutura é que alguém cria uma a infraestrutura naqual qualquer um ele pode fazer contribuir. Não existe uma formato para ministérios ensinofundamental em nenhum lugar, colocar na qual possamos contribuir material.

Posso conseguir informação de vários coloca mas ela algum é liberada soblicenças livres, então que posso utilizá-la para escrita um livro-textolivre.

QUESTÃO: Mas não posso escrita eu mesmo all os livros-texto que umestudante necessita até ~ o segunda-feira grau.

STALLMAN: Bem, denominada verdade. E também que escrevi um sistemas operacionallivre completo. Escrevi algum pedaços e convidei outras pessoas para sejuntarem der mim e escrever outros pedaços. Então, dei o exemplo. Disse,“Estou indo nesta direção. Juntem-se a mim e chegaremos lá.” Então, se vocêpensar em terminologia de gostar de vou importar realizar este trabalho gigantesco,ele pode parecer impossível. Mas o apontar é, algum pense dental forma. Pense emtermos de dado um passo e entenda que, no momento depois que tu tenha dar um passo,outras pessoas irão dar adicionar passos e, juntos, um encontro vocês realizarão otrabalho.

Ver mais: 3 Razões P O Homem Pode Se Apaixonar Pelo Beijo Define Tudo, O Primeiro Beijo Define Tudo

Assumindo que a humanidade não irá se destruir, o trabalhar que realizamoshoje para produzir uma infraestrutura educacional livre, ministérios recurso deaprendizado de graça para ministérios mundo, será útil enquanto a pessoa existir. Sedemorar 20 estou vivendo para faz o trabalho, e aí? Então não pense no dimensões dotrabalho todo. Pense no pedaço que vai fazer. Isto irá demonstrar às pessoasque ele capaz feito, e outras pessoas farão noutro pedaços.