Cientistas a partir de Instituto de Pesquisa são de Sudoeste (SwRI), em san Antonio, no bang norte-americano são de Texas, descobriram a provável origem dá asteroide (ou hcdnn.cometa) Chicxulub, que denominações creditado gostar de o aderiu pela extinção no dinossauros, ocorrida havido 66 milhões de anos. Segundo os pesquisadores, o objeto provavelmente se originou da semblante externa do cinturão de pequeno planeta do sistema solar.

Você está assistindo: Nome do meteoro que matou os dinossauros


O Chicxulub ele tinha uma largura estimado em père menos são de que 9,6 quilômetro e seu impacto deu-me origem der uma cratera gigantesca na península de Yucatan, no decorrer México, que se estende por adicionando de 145 quilômetros. O choque do asteroide abranger a Terra eliminou, além dos dinossauros algum avianos, prazo 75% de tudo as espécies de animal do planeta, der maior tem capacidade de ser extinto em massa até ~ agora.


Para tentar buscando a origem do objeto, os pesquisador usaram modelo hcdnn.computacionais para analisa hcdnn.como os asteróides são puxados de seus órbita em diferentes partes a partir de cinturão e, posteriormente, atraídos ao os planetas. Foi ~ observados adicionando de 130.000 modelos, junto alcançar dados e açao vistos em de outros objetos conhecidos.

Condritos carbonáceos

Antes de causar a extinção no dinossauros ~ por colidir hcdnn.com a Terra, ministérios asteroide orbitou ministérios Sol junto abranger outros objetos, durante cinturão de asteroides principal. Aquela cinturão fica entre Marte e Júpiter e definições a forças da gravidade para ~ ~ mantido no decorrer lugar. Até a conclusão deste estudo, os pesquisadores acreditam que poucos pequeno planeta que colidiram alcançar a Terra saíram da metade externa do cinturão.


*
O asteróide Chicxulub orbitou entrou Marte e Júpiter antecipadamente atingir der Terra. Crédito: Nasa/McREL

Contudo, os pesquisadores dá SwRI descoberto que algumas áreas de escape podem estar criadas através forças térmicas, eu imploro seu perdão têm o divisões de puxar asteróide que estejam adicionar distantes para fora da órbita a partir de cinturão e na mapa da Terra. Os objetos conheceu na ajudando externa são de cinturão de pequeno planeta incluem um monte de rochas hcdnn.compostas através dos condritos carbonáceos.

hcdnn.composição hcdnn.comum

No sistemas solar existir muitos objetos que hcdnn.compartilham apresentou semelhantes às são de Chicxulub: uma coloração escura, porosidade e cardíaco em deles hcdnn.composição. No decorrer entanto, der esmagadora maioria deles é extremamente pequena, alcançar menos de 1,6 km de largura, por isso, os cientista quiseram entender hcdnn.como asteroides mais distantes são de sol evoluíram ao longo são de anos.

Ver mais: Pernil Assado Ao Molho Para Acompanhar Pernil Assado Tudo Gostoso


Leia mais:

hcdnn.com base na observação de escalas temporais, os pesquisadores sim prever que excluir provável eu imploro seu perdão um asteroide de adicionando ou menos 9,6 quilômetros adentraram em contato alcançar a Terra uma vez a cada 250 milhões de anos. O modelo exposição que na metade hcdnn.como impactos, a hcdnn.composição do sujeito era der mesma são de condritos carbonáceos.