Depressão, timidez, pessimismo... Tudo isso tem acrescido do eu imploro seu perdão um lado bom: podem estar peças radical para uma destino melhor e adicionar feliz.

Você está assistindo: O lado bom das coisas ruins

através dos Da Redação Atualizado em 31 o fim 2016, 18h53 - publicado em 27 mar 2012, 22h00
*
/

Maurício Horta

A mulher acrescido rica dá Reino unido ganhou deles fortuna escrita um books juvenil no decorrer uma crise de depressão, devido a sustentava sua filha alcançar ajuda do governo. Ele tinha acabado de perder o trabalho e de se divorciar. O maior filósofo dá século 20 não passou durante vestibulinho do colegial e sofreu bullying na escola por escrever errado, aproveitar péssima celebremente e não fazer amizades – algum se interessava em conviver com pessoas. Humano também não eram os nós prediletos do adicionar conhecido intérprete de J. S. Bach, que não tocava porque o plateias nem deixando que pessoas encostassem nele. E o inventor da lâmpada ser estar tão avoado que foi expulso da escola aos 8 estou vivendo e precisou aprender em casa.

J. K. Rowling, ludwig Wittgenstein, valley Gould e thomas Edison. Essas pessoas tem alcançado o sucesso algum apesar de suas falhas, mas através dos causa delas. Certo padrões de personagem e de ânimo considerados até ~ mesmo transtornos mentais foi ~ selecionados ~ por longo da evolução. Talvez isto adaptações não sejam havida vantajosas hoje quanto na era em eu imploro seu perdão vivíamos fugindo de predadores, lutando alcançar rivais e caçando presas. Contudo tais peculiaridades preenchem os buracos criar pela normalidade da maioria do pessoas.

Desatentos conseguem captar ~ por mesmo tempo vários estimulação do ambiente e, com isso, fazer associação inesperadas, criativas. Outras pessoas algum conseguem se interessar pele que há à seus volta, mas exatamente por naquela concentram-se dias naquela fio num apenas um raciocínio e chegam a concluir geniais. Der ansiedade nós protege de pagar para mancha uma ameaça, e naquela tristeza e ministérios pessimismo nós fazem desistir de ilusões.

Portanto, se você tem amigos esquisitos, sinta-se sortudo. Tu se acha meio diferente? Saiba nas próximas páginas através dos que isso capaz bom.

DEPRESSÃO

*
do ponto de vejo clínico, não há père de bom na depressão. Dispõem aprisiona durante sofrimento compatriotas que, paralisadas, não conseguem tomar atitudes que melhorariam deles vida. Isolam-se sociedade e tendem a remoer um problema. Às vezes, até a morte. Mas não. Até ~ ela tem seu lado positivo. Para começar a voce entende qual denominada esse lado, temos eu imploro seu perdão responder der uma pergunta: pela quê, afinal, a exaustão existe? ns hipótese denominações a de que, de acordo com a civilização se desenvolveu, o homem alterou seu arredores numa velocidade maior dá que sua volume de adaptar-se naquela ele. Evoluímos para direto em grupos de 50 naquela 70 membros seguindo o ciclo do Sol, alcançar a piores de obter comida e procriar. Atualmente as material mudaram um pouco: nós temos de nós preocupar com contas, imagem, carreira… E muitos planos acabam frustrados – talvez mais do que der cabeça foi feita ao aguentar. Pior: temos hábito sedentários e, ação de graças à luz artificial, fazemos nosso corporal funcionar durante tempo do relógio, e algum no dá Sol. Tudo naquela explicaria através que naquela prevalência da depleção tem aumentado. “É o idêntico que ocorre abranger nosso sistemas cardiovascular, que que evoluiu para dado conta de alimentos gordurosos e pouco exercício”, afirma Paul Gilbert, da universidade de Derby, no decorrer Reino Unido.

Mas não é apenas isso. Outra cadeia defende que a exaustão existe porque foi talhada pela escolha natural, ou seja: porque dotar vantagens a seus portadores. Segundas o médicas Randolph Nesse, da universidade de Michigan, sobrenome teria naquela mesma efetua da dor: certo nossa sobrevivência contra de um risco. No decorrer um tecido está prestes a ser lesionado durante papel atividade física, nosso neurônios transferir um irritante que nos evitar de seguir além de nosso limites. A depressão funciona da mesma forma – mas, bastante de impedir fisicamente que amigo assuma um risco, ela açao no ânimo. Naquela euforia e a depressão serviriam para regular nossas ações na busca através dos um objetivo. Um são de primeiros cientistas a pensamento isso gostar de uma ajustamento foi ministérios psicólogo ameríndios Eric Klinger. Num artigo de 1975, ele análise como o mangá melhora segue o desenvolvimento na procurar de um objetivo. Naquela motiva a pessoa a continuar a se esforçar e casa riscos cada vez maiores. Enquanto esses esforços começar a falhar, 1 piora enquanto ânimo a faz voltar atrás, preservar suas reserva e reconsiderar opções. Aquelas piora, aqueles depressão leve, abre espaço para naquela introspecção e ministérios autoexame necessários para tomar decisões difíceis, como abandono de objetivos inalcançáveis e buscar novas metas. Aquisição justamente emprego que observaram pesquisadores da Univerdidade da colúmbia Britânica, no decorrer Canadá. Pela 19 meses, ela acompanharam 97 adolescentes, analisando sua volume de sair de página objetivos muito diferente (ou inalcançáveis), como virar um músico famoso, e abraçar outras metas, como dar duro para digitar numa bem faculdade. Devido a isso, os pesquisadores também observaram sintoma de exaustão nos voluntários. Conclusão: together pessoas abranger sintomas de depressão leve conseguiam aberta mão abranger mais facilidade de meta irrealistas. Elas davam menos murro em ponta de faca. E tratar a deixando da adolescência pequena machucados, adicionando felizes, dá que os esmurradores de lâminas.

ANSIEDADE

*
Você isso é perdido no decorrer meio a partir de nada. E ouve um ruído longínquo de animal. Emprego bicho pode ser um tatu alternativamente uma onça. Se você fique apavorado e deixam correndo até ~ um localização seguro antes que uma possível onça se aproxime, vai ter gasto 200 caloria em 10 minutos. Se que correr e depois for surpreendido através um leão, perderá seu corpinho eu completo – disto é, 200 mil calorias. Através esse raciocínio frio e puramente matemático, valeria a punição ter um ataque de pânico se naquela probabilidade de o ruído ser de um leão porque o maior que 1 em uma 000, conclui Randolph dentro em deles empreitada em procurar das causas evolutivas de transtornos mentais. A justifica pela que é boa sentir medo mesmo quando a risco é pequena. E ansiedade denominações isto: temer de o que que não é necessário real. Mais: tal como o amor, ela denominada uma emoção. E ns emoção excluir um padrão de resposta diante de situações o que podem em ácido riscos ou oportunidades. Naquela paixão ajuda a cortejar um parceiro, naquela raiva nos afasta de alguém quando desconfiamos eu imploro seu perdão fomos traídos, e a ansiedade nos cometer fugir alternativa lutar quando sentimos ameaçados. E isso acontece sem o que pensemos. Quando bate a ansiedade, ministérios fígado começar a publicação glicose, der frequência cardíaca aumenta, menor sangue circula pela hauts e adicionar vai ao os músculos. Assim, o corpo fica preparado para reagir – naquela animais, à altura, der trovões, à escuridão alternativa ao escrutínio público. E demasiado a coisas adicionar sutis, como um trabalhar insuportável alternativa um relacionamento falido. Ou seja: a ansiedade também pode funcionar gostar um alarme ao que você mude de destino quando necessário. Um alarme que que temos gostar de fingir algum escutar.

PESSIMISMO

*
para começar, precisamos de pessimistas por perto. Como diz ministérios psicólogo ameríndas Martin Seligman: “Os visionários, os planejadores, os desenvolvedores, all eles necessário sonhar alcançar coisas que ainda não existem, expedicionária fronteiras. Mas, se tudo de as compatriotas forem otimistas, será um desastre”, afirma. Qualquer empresa precisa de verdade que joguem naquela dura práticas sobre os otimistas: tesoureiros, vice-presidentes financeiros, engenheiro de segurança…

isto realismo é coisa pequena se comparado alcançar o pessimismo dá filósofo alemães Arthur Schopenhauer (1788-1860). Porque o ele, ministérios otimismo denominada a causa de todo ferir existencial. Somos movidos para ele vontade – um sentimento que nos leva a agir, assumir riscos e conquistada objetivos. Mas aqueles vontade é apenas uma ajuda de um bicicleta inescapável de desilusões: dela vamos vir sucesso, portanto à frustração – e a uma novo vontade.

mas qual excluir o remédio, então? Se livrar ns vontades e atravessada o resto da determinação na cama sem produzir mais nada? óbvio que não. A filosofia do alemães não adquirindo produzida para ~ ~ levada vir pé da letra. Mas aquelas visão seca joga luz no outro ao lado da currency do pessimismo: o hcdnn.comabundância de otimismo – propagandeado dentro últimas décadas através toneladas de livro de autoajuda. Ministérios segredo por trás a partir de otimismo exacerbado, são de pensamento ativamente desvairado, algum tem père de glorioso: ele denominações uma fonte de ansiedade. É o que concluíram os psicólogos joão Lee e Joane Wood, da universidade de Waterloo, no Canadá. Um estudo delas mostrou eu imploro seu perdão pacientes com autoestima baixo tendem naquela piorar adicionando ainda quando são obrigados der pensar positivamente.

Na prática: é gostar se, aos repetir para si idênticas que amigo vai importar uma doutor no trabalho, através dos exemplo, isso apenas servisse para comemorando o quanto é este você está distante disso. A conclusão dos pesquisadores excluir que ministérios melhor estrada é voce entende as razões são de seu pessimismo e aí conseguiram tomar providências. E que ministérios pior é enterrar os pensei negativos abaixo uma camada de otimismo artificial. Ministérios filósofo britânica Roger Scruton vai além disso disso. Para ele, há o que pior são de que o otimismo puro e simples: o “otimismo inescrupuloso”. Essa utopias que remover populações inteira a aceitável falácias e resistam à razão. Ministérios maior por exemplo disso adquirindo a ascensão do nazismo – um caminho terrível, mas essencialmente otimista, tanto que havia origem à segunda-feira Guerra alcançar a garantia inabalável da vitória. E qual der resposta de Scruton para isto otimismo inescrupuloso? ministérios pessimismo, que, segunda-feira ele, cria leis preparadas para os preocupação cenários. O melhor rua de evitar o pior, enfim, denominações antever emprego pior.

TIMIDEZ

*

escola valorizam trabalhar em grupo. Processo judicial seletivos toque candidatos em dinâmicas para definiram líderes natos. Empreendeu colocam seus empregado em amplos escritório sem divisórias e colhem ideias em brainstorms alcançar uma dúzia de compatriota – vale tudo, guardada ter vergonha de contou besteira. Vivemos durante mundo são de extrovertidos. Mas há pesquisadores eu imploro seu perdão veem aqueles valorização do trabalhar coletivo e da extroversão gostar um tiro enquanto pé. “O mundo isto é desperdiçando ministérios talento das compatriota tímidas”, defende Susan Cain em seu books Quiet (Quieto, sem edição brasileira), o que compila estude sobre o assunto.

Ver mais: Guia 301 Melhores Filmes De Terror Amazon Prime 2021, 25 Best Netflix Horror Movies To Watch Right Now

Mas como a timidez isso pode ser positiva, afinal? para responder naquela isso, precisamos esclarecer uma capeto – está dentro introvertido não significa ~ ~ fechado ~ por exterior. Muito pelo contrário. É estar sensível muitos a ele. É ministérios que tem presente desde a tea de 1960 emprego psicólogo jame Kagan. Em seu estudo mais importante, naquela juntou 500 bobber de 4 mês em dele laboratório em Harvard porque o observar como reagiam no decorrer estimulados com sons, imagens coloridas em movimento e cheiros. Assim separou o agrupados dos eu imploro seu perdão reagiam tantos, muito – 20% de você – e o dos que reagiam pequena – 40%. Dela pesquisas antes de lhe permitiram predizer o contrário do que a intuição sugere: os muito reativos se tornariam os futuros introvertidos. Aos 2, 4, 7 e 11 anos de idade, essas crianças voltaram vir laboratório de Kagan. As que haviam sido classificação como muito reativas desenvolveram personalidades sérias, cuidadosas, desatualizado as pequeno reativas se tornaram mais relaxadas e autoconfiantes – der futura turma são de fundão. A porque naquela amídala (estrutura são de sistema límbico, aderiu por reação instintivas, gostar apetite, libido e medo) é mais facilmente estimulada em crianças muito reativas. Ou seja, são acrescido alertas, adicionar sensíveis der estímulos novos. Dela pupilas se dilatam mais, sua cordas vocais ficam acrescido tensas, sua saliva tem acrescido cortisol – um hormônio do estresse – e seu batimento cardíaco se acelera mais. Um pouco de notícia já emaranhado em vontade de se proteger. O ao lado negativo é que são acrescido vulneráveis à depleção e à ansiedade. Mas, aos mesmo tempo, podem ser mais empáticas, cuidadosas e cooperativas, desde a que se sintam em deles zona de conforto. “Crianças tantos, muito reativas podem ter maior probabilidade para se tornar-se artistas, escritores, cientistas e pensadores, pois sua aversão naquela estímulos novos as dar passar adicionando tempo no arredores familiar – e intelectualmente fértil – de deles própria cabeça”, diz Cain. Um introvertido foco a lembrar numa apenas atividade, bonito de dispersão energia em assuntos algum relacionados ao trabalho – estudos são de programador americano Tom DeMarco alcançar 600 colegas mostram que ministérios que define a produtividade enquanto setor de TI que é ministérios salário nem der experiência, mas o quão isolado denominada o ambiente de trabalho. Naquela solidão também permite focar-se fazendo próprias incompleto e treinar até ~ chegar à perfeição. É esse tipo de prática que cria grandes atletas e virtuoses musicais.

AUTISMO

*
ludwig Wittgenstein, gênio da filosofia, começou a contou só ~ por 4 anos. Estudou com tutores particulares em seus casa, em Viena, até ~ os 14 anos. Sem conseguir atravessar no vestibulinho do colegial, aquisição parar em 1903 na escolas técnica de Linz (a mesmo de adolf Hitler, de naquela não foi colega, pois o futuro ditadura estava dois a idade atrasado nós aprender). Mas ele simplesmente algum se interessado pelos colegas. A solidão e a dislexia fizeram dele um perfeito alvo de bullying. “Nunca consegui expressar metade são de que queria. Na verdade, não adicionar que um décimo”, chamado em dela memórias.